São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Home
April 19, 2015 - 00:05

Corrida em trecho da ‘Serra Fina’ preocupa ambientalista do Vale

Corrida vai acontecer em grandes altitudes, acima de 1.500 metros. Foto: Divulgação

Corrida vai acontecer em grandes altitudes, acima de 1.500 metros. Foto: Divulgação

Ambientalistas temem que competidores pisem em espécies ameaçadas de extinção, deixem lixo pelos caminhos e usem trilhas irregulares

Xandu Alves
São José dos Campos

Uma corrida na Serra da Mantiqueira está tirando o sono de ambientalistas da região, que temem danos ao ecossistema montanhoso e frágil dos maciços.
A “Kailash Trail Run” está marcada para o próximo sábado, em um local chamado “Refúgio Serra Fina”, em Passa Quatro (MG), e terá 500 competidores correndo em três circuitos nas montanhas: de 8, 16 e 26 quilômetros (veja quadro ao lado).
A Serra Fina é o nome que se dá a maciços montanhosos da Serra da Mantiqueira, que envolvem áreas em Minas Gerais e cidades do Vale do Paraíba, como Cruzeiro, Queluz e Lavrinhas.
Segundo ambientalistas, a corrida se dará em grandes altitudes, acima de 1.500 metros, áreas protegidas por lei e exigem cuidados especiais, em razão da fragilidade do ecossistema.
Eles temem que competidores pisem em espécies ameaçadas de extinção, deixem lixo e resíduos pelo caminho e usem trilhas abertas irregularmente.
“O que nos choca é os organizadores afirmarem que a prova não terá impactos. Terá sim, não há dúvidas”, disse Tiaraju de Mesquita Fialho, consultor, biólogo e montanhista.
Ele faz parte de um grupo que finaliza um estudo técnico sobre os impactos que provas de competição trazem para a Serra da Mantiqueira.
“Falar que não há problemas é fácil. Mas os organizadores têm que provar”, disse.
O caso provocou trocas de mensagens pela internet e um intenso debate entre membros da APA Serra da Mantiqueira, ambientalistas e biólogos, que questionam os benefícios da prova para a região e a falta de legislação sobre o assunto.
“Quanto à prática de competições, a legislação é ausente”, apontou Julio Cesar Botelho, chefe da Apa da Mantiqueira.

Outro lado. Por e-mail, a organização da corrida informou que a competição, que chega à segunda edição, será realizada em uma área particular.
Negou também que as corridas trarão problemas para o meio ambienta, em razão de os competidores serem orientados sobre o que podem fazer.

Saiba mais

Corrida
A Kailash Trail Run vai ser realizada na Serra da Mantiqueira, em um local conhecido como “Refúgio Serra Fina”, no próximo dia 25 de abril

Serra finaTrata-se de uma área de montanha que fica entre Passa Quatro (MG) e cidades do Vale do Paraíba, como Cruzeiro, Queluz e Lavrinhas

Montanha
A serra possui o ponto mais alto do Estado, a Pedra da Mina, com 2.798 metros

Competição
A corrida de montanha reunirá 500 competidores para circuitos com distâncias de 8, 16 e 26 quilômetros

Preocupação
Ambientalistas criticaram o evento por ameaçar o ecossistema da Mantiqueira, que exige preservação permanente

Ecologia
A organização disse que os impactos são minimizados

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade

Brasil

Mundo