São José dos Campos
16º / 20º
Muitas nuvens com curtos períodos de sol
Viver
August 17, 2010 - 09:35

Painéis: Olivo Gomes trouxe a vanguarda para casa

 Painel localizado na entrada principal da casa  Painel externo do

Foto Thiago Leon Foto Thiago Leon Foto Thiago leon

O Parque da Cidade oferece mais do que belezas naturais. A casa de Olivo Gomes guarda preciosidades pouco conhecidas do grande público.

O famoso paisagista Roberto Burle Marx, que dá nome ao parque, não foi responsável apenas pelo design da flora local. Burle Marx, que tem formação acadêmica em Artes Plásticas, também assina os quatro painéis que deixam a construção ainda mais charmosa.

Segundo o arquiteto do Departamento de Patrimônio Histórico da FCCR (Fundação Cassiano Ricardo), Robson Bernardo, os painéis foram pensados especialmente para a casa.

"Olivo Gomes era um visionário e deixou o projeto da casa aos cuidados da criatividade do renomado arquiteto Rino Levi, que decidiu criar um espaço que congregasse a maior parte das artes", explica.

Levi convidou Burle Marx para cuidar dessa parte artística. Assim, vieram os painéis e os jardins, que ficaram tão famosos.

Cubismo
.
Os painéis têm clara influência do cubismo de Picasso. Um deles fica na entrada principal da casa, neles foram utilizados ladrilhos brancos, pintados à mão, com variações de tons de azul, criando um efeito de xadrez em toda a parede.
Na face externa ao salão de jogos, aparece um mosaico feito com pastilhas de vidro coloridas, em que prevalece o vermelho. No seu interior, o terceiro painel tem quatro tons de azul, preto, branco, vermelho, bordô e cinza.

O quarto painel fica no galpão que servia às máquinas da antiga Tecelagem Parayba. "A ideia era integrar a arte em todos os espaços da casa", comenta o arquiteto.

Curiosidades.

Robson conta que toda a construção da casa é vanguardista. O projeto data do início da década de 50 e traz fortes marcas modernas. "O telhado da casa é feito de um tipo de telha que hoje nós consideramos fora de moda, mas na época era lançamento", diz.
Outro detalhe interessante que marca o caráter inovador do projeto são as paredes coloridas. Se hoje isso é moda, em meados do século 20, era impensável.
Cada uma das paredes tem uma função artística na construção. Na sala de jogos, por exemplo, uma delas é preta para anular qualquer efeito que uma cor pudesse causar na paisagem externa da residência.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade