São José dos Campos
21º / 32º
Tempo claro indo a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas
REGIÃO
September 2, 2010 - 21:22

PM fecha desmanche usado para adulterar carros roubados em Taubaté

Foto: Rogério Marques - PM no desmanche que fazia receptação de carros roubados

Foto: Rogério Marques - PM no desmanche que adulterava carros roubados em Taubaté

Desmanche ilegal funcionava nos fundos de uma casa, no bairro Vila Albina, em Taubaté; no local foram apreendidos documentos e peças

Luara Leimig
Taubaté

A Polícia Militar de Taubaté fechou na manhã de quinta-feira um desmanche utilizado como ponto de adulteração de veículos furtados e roubados, no bairro Vila Albina.

No local, que funcionava nos fundos de uma residência na rua José Ortiz da Rocha, foram apreendidos motores, diversas placas e documentos de veículos, chassis, maçaricos e ferramentas utilizados na adulteração.

De acordo com o tenente da PM, Carlos Alberto de Souza, o flagrante ocorreu após o proprietário do local ser preso em Pindamonhangaba com um carro roubado.

O suspeito Maurício Marcondes, 36 anos, teria furtado uma Kombi na manhã de ontem em Aparecida, mas foi flagrado e preso com o veículo horas depois durante uma blitz em Pinda.

Durante depoimento, o rapaz informou à polícia que morava em Taubaté e indicou o endereço.

Na revista ao imóvel foram encontrados e apreendidos todos os equipamentos, além de um carro que será periciado para identificar se também seria produto de furto e teria sido adulterado.

“A suspeita é que ele agia em furtos de veículos em toda a região do Vale depois, na oficina dele em Taubaté, fazia toda a adulteração para que o veículo pudesse ser vendido ou trocado, sem levantar suspeitas” disse.

No local a polícia também apreendeu um caderno com anotações de venda de peças dos veículos, que seriam retiradas de veículos furtados e revendidas.

Ainda de acordo com o tenente, para tentar despistar a polícia, o acusado fazia adulterações de chassi cortando de veículos ‘bons’-- que não são produto de crime, mas estão batidos por exemplo, uma grande placa onde constava a numeração do veículo.

Em seguida, Marcondes planejaria o furto de um veículo novo, mas com as mesmas características de cor e marca do chassi recortado do carro batido e assim colava o novo chassi no veículo roubado.

A esposa do rapaz, que estava no desmanche em Taubaté, também foi encaminhada para a delegacia. Ela foi ouvida e liberada em seguida.

Investigação.
Com a prisão, a Polícia Civil vai dar sequência às investigações, para tentar localizar outras possíveis vítimas do acusado, e identificar há quanto tempo o rapaz estava agindo na região.

Prisão.

Marcondes foi preso em flagrante e após prestar depoimento na delegacia de Pindamonhangaba foi levado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté, onde deve responder pelos crimes de furto, receptação e de adulteração de chassi.

De acordo com a polícia, ele já tinha passagens criminais pelos delitos de furto e receptação de veículos furtados.

 

 

LEIA TAMBÉM