<
Viver
19/10/2018 21:58 Paula Maria [email protected]
Agenda

Semana Cassiano Ricardo traça paralelo entre autor e a Revolução Constitucionalista

Foto: /Fernando Balão
Zine Cassiano Ricardo
Zine Cassiano Ricardo

Um épico brasileiro centrado na formação do nosso povo, sob a ousada missão de dar-nos uma identidade. Assim se define "Martim Cererê", livro de Cassiano Ricardo, publicado há exatos 90 anos. Composto em versos, trata-se de uma obra nacionalista e ufanista.

Lido em praça pública nos tempos de outrora, o título e o seu autor - que era assessor do governo paulista - tornaram-se peças fundamentais no cenário nacional de 1932.

"A mobilização paulista não só arrebanhou 60 mil combatentes espontâneos, como trouxe o espírito bandeirante, destacado por 'Martim Cererê'", escreveu Julio Ottoboni, jornalista e pesquisador. "Cassiano fez parte do gabinete do ex-interventor Pedro de Toledo, comandando civil da rebelião e proclamado popularmente presidente de São Paulo", continuou.

É nesse contexto que se insere a 52ª Semana Cassiano Ricardo, que começa neste sábado (20), em São José. E, justamente para ajudar a traçar esse paralelo entre obra e revolução, é que um dos convidados será o jornalista Luiz Octávio de Lima, autor de "1932: São Paulo em chamas", que trata da Revolução Constitucionalista.

O evento deste ano, segue a mesma linha de 2017: apresentar o escritor à cidade. "Cassiano é nome de avenida, restaurante, fundação, escola... Mas pouco se fala dele. Queremos trazer o autor a um 'lugar comum'. Desmistificar a sua figura", afirmou Agenor Carvalho, diretor cultural da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), organizadora do evento.

Programação.

A abertura ocorre no Teatro Municipal (r. Rubião Júnior, 84, Centro) com apresentação do Coro Jovem de São José e do grupo Palimpesto, tocando canções brasileiras, indígenas, afro-brasileiras e latino-americanas. Entrada gratuita, com reserva de ingressos pelo site da própria fundação.

A descentralização das atividades está presente no projeto e diversos espaços receberão a programação, com saraus, apresentações musicais, debates e mostra de curtas. A agenda completa está disponível no site: www.fccr.sp.gov.br..