Logo Jornal OVALE

Grupo 'Os Travessos' registra turnê em estúdio de São José

Paula Maria Prado @paulamariaprado | @paulamariaprado

Um dos mais conceituados grupos de pagode do país, Os Travessos, dono de hits como "Tô te filmando" e "Quando a gente ama", escolheu um estúdio em São José dos Campos para registrar algumas das canções que conquistaram o público ao longo da turnê "Resiliência" que, após dois anos, deve se encerrar no segundo semestre.

Foram gravadas no total oito músicas: "Quando a gente ama", "Sonhos e planos", "Dividido", "Perdido", "Entendi", "Nada Bem", "Para que tá feio" e "Sorria". E, segundo Ed Salvino, baixista, da banda, a partir do início do mês de abril, fãs poderão conferir dois clipes por semana numa ação realizada no canal do grupo no YouTube.

"Nosso violonista de apoio Pedro Maia é joseense e já tinha comentado sobre a PlayMix conosco. Então ele nos convidou para gravar um conteúdo lá, e adoramos o espaço. Nossa ideia era produzir algo novo só no final de 2019, quando fizermos a transição para a nova turnê. Mas pensamos: por quê não usarmos agora o estúdio para registrar algumas das canções do show atual?", contou o músico.

Atualmente dos sócios Glauber Ribat, natural São José, e Telinho, de Jacareí, ambos produtores musicais, a PlayMix foi fundada há cinco anos e conta hoje em 900 m², com dois estúdios de áudio, um de vídeo e equipamentos que se comparam aos de renomados estúdios do exterior.

"Ficamos muito felizes e honrados em fazer parte da história de um grupo tão conceituado", comentou Ribat sobre receber Os Travessos.

Segundo ele, cada canção foi executada, em média, três vezes até alcançar o resultado desejado. No local foram feitas ainda as captações em vídeo. "As músicas foram gravadas ao vivo, de forma honesta e natural", disse Ribat.

Mercado.

A aposta de Os Travessos em levar cada vez mais conteúdos on-line e exclusivos aos fãs vem de encontro a uma tendência do mercado fonográfico.

"De uns dois anos para cá, a mídia física tem saído do mercado, e os artistas estão optando por gravar áudio e vídeo para alimentar as redes sociais. Então, temos feito muitos trabalhos nesse formato", explicou o produtor.

"A tendência é que se faça tudo isso dentro do estúdio cada vez mais, porque a internet é o novo meio de divulgação do artista, o novo canal com o público", continuou.

"Nossa ideia inicial era até mesmo fazer uma 'live' (exibição ao vivo na web). Mas, então optamos por fazer um material mais elaborado, com um conteúdo bacana, voltado para o YouTube, que tem se tornado uma ferramenta para que a gente possa apresentar algumas músicas da carreira", afirmou Salvino.

A gravação ocorreu na semana passada. O trabalho está em fase de pós-produção, com edição de vídeo e mixagem de áudio..