Logo Jornal OVALE

Sesc São José e Taubaté apresentam festival com oficinas e ateliês

Da redação @jornalovale | @jornalovale

Imagine aprender, por exemplo a usar parafusadeira, serra e furadeira; consertar computadores e carros; bordar fotografias; construir um tripé; aprender ourivesaria; montar um carrinho de rolimã e até acompanhar a criação de uma escultura.

Esse é o foco da "FestA! - Festival de Aprender", que ocorre nas unidades regionais do Sesc até o dia 24. Na programação, oficinas, ateliês para a família, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas e acessíveis a todos os públicos. As atividades gratuitas propõem uma celebração do fazer criativo e da experimentação.

"O FestA! é uma grande celebração do prazer em aprender. A programação variada atrai e convida diferentes públicos a virem ao Sesc fazer arte com as mãos, aprender técnicas novas, vivenciar experiências plásticas curiosas e a se desenvolver artisticamente", destacou, em nota, Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Neste ano, a programação está dividida em quatro eixos: Cultura Digital e Hackerismo (uso de tecnologia para solucionar problemas de diferentes naturezas); Artes Visuais e Artes Gráficas (técnicas artísticas para ampliar o repertório criativo); Artesanias e Ofícios Tradicionais (que contempla práticas artesanais das mais tradicionais às contemporâneas) e Técnicas Construtivas (fabricação de objetos fazendo uso de ferramentas tecnológicas, analógicas e digitais).

Agenda.

Em São José, visitantes poderão descobrir que nem tudo é tão difícil quanto parece. Assim, saber como as coisas funcionam e as ferramentas que contribuem para solucionar problemas práticos estão na programação.

Destaque para a oficina "Faça você mesmo: Consertos emergenciais do seu carro", com Fabíola Tomaz, no sábado (16) e domingo (17), às 10h30; e a oficina "Se Vira, Mulher! - Reparos elétricos residenciais", com Thaís Nobre, no sábado, às 10h30 (turma 1) e às 14h30 (turma 2).

Já em Taubaté, o foco está nos ofícios tradicionais presentes na região. Por lá, o público poderá aprender sobre reparos manuais por meio de trabalhos que aliam a arte e a técnicas de profissionais como marceneiros, ferreiros, letristas, retratistas, ceramistas e luthiers.

Haverá a oficina "Precisa-se: caligrafia de placas e cartazes", com Mauro Taschetto, no sábado, às 10h (turma 1); 11h40 (turma 2); 13h50 (turma 3) e 15h30 (turma 4); e o curso "Alfaiataria para Iniciantes", com Ateliê Vivo, entre os dias 19 e 22, das 18h às 21h.

Para participar do FestA!, há três formas de acesso, dependendo de cada atividade: inscrição antecipada pelo Portal Sesc SP (já aberta); retirada de senhas no dia e local da atividade, com 30 minutos de antecedência; e livre entrada.

Serviço.

A agenda completa das atividades e locais onde serão oferecidas pode ser conferida pela internet no site: sescsp.org.br/festa.

O Sesc São José fica na av. Dr. Adhemar de Barros, 999, Jardim Sao Dimas. E o Sesc Taubaté está localizado na av. Eng. Milton A Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha..