Logo Jornal OVALE

Prédio da Fitejuta deve ser tombado em Taubaté

Paula Maria Prado @paulamariaprado | @paulamariaprado

O prédio da Fitejuta (Fiação Tecelagem Juta Amazônia), fundada em 1927, hoje dividido entre a Faculdade Anhanguera e a Unitau (Universidade de Taubaté), está na mira do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico de Taubaté.

Foi publicado neste mês no Diário Oficial do Município a abertura do processo de tombamento do imóvel localizado na av. José Olegário de Barros, 46, no bairro Vila das Graças. Segundo documento, alvenarias remanescentes, maquinário e a chaminé constam no processo.

A partir deste momento, o prédio já se encontra sob salvaguarda por lei. Segundo OVALE apurou, na construção do Túnel da Família Taubateana, parte da estrutura do imóvel se perdeu.

O edifício é fabril, modelo inglês do século 19, de alvenaria exposta e maquinário inglês. A localização, próxima a linha do trem, reitera a suas importância história não só para Taubaté mas para o Vale do Paraíba.

Os membros do conselho deverão se reunir para analisar o caso. Se o parecer for favorável, caberá ao prefeito dar o aval final..