Logo Jornal OVALE

Izaias põe prazo por auto de vistoria para as escolas de Jacareí

AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é garantia de que a escola é um local seguro contra incêndios

Xandu Alves @xandualves10 | @xandualves10

A Prefeitura de Jacareí estipulou 2020 como prazo para obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em todas as escolas municipais da cidade.

Das 92 unidades escolares do município, segundo o governo do prefeito Izaias Santana (PSDB), 34 ainda não têm o documento obrigatório, garantia de que o local é seguro contra incêndios.

Izaias informou que 58 escolas já contam com o laudo de vistoria dos bombeiros. Dessas unidades, 33 obtiveram a documentação nos dois últimos anos.

"Nos próximos dois meses mais 10 processos serão concluídos e, até 2020, todas as unidades terão licenças", informou o prefeito.

Em fevereiro deste ano, OVALE revelou que, em quatro das maiores cidades do Vale do Paraíba --São José dos Campos,Taubaté, Jacareí e Guaratinguetá--, 98% das escolas municipais de ensino fundamental não tinham o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em vigência.

Essas unidades abrigam mais de 80 mil crianças e adolescentes. Em algumas delas, também há alunos da educação infantil, menores de 6 anos.

O levantamento foi feito por meio do sistema online da corporação militar, o 'Via Fácil Bombeiros'. A consulta usou o endereço das escolas divulgado no site das prefeituras ou da Secretaria de Estado da Educação.

Na ocasião, Jacareí aparecia com apenas uma das 28 escolas municipais de ensino fundamental com o AVCB vigente: Professor Décio Moreira, na estrada do Limoeiro, no Jardim Dora. Mais de 12 mil alunos estão neste ciclo na cidade.

Além das escolas, Izaias disse que as creches terão o AVCB regularizado: "No tocante às creches, das 16 de propriedade do município, 13 têm [a AVCB] e das 15 conveniadas, oito têm", afirmou. "Estamos nos esforçando para até o final de 2019 todas as creches possuírem alvará dos bombeiros"..