Logo Jornal OVALE

Alunos de São José vão ao Mundial de Robótica nos EUA

Evento acontece na Universidade Central da Flórida e desafia estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Técnico no desenvolvimento e construção de um robô computadorizado

Da redação @jornalovale | @jornalovale

Um grupo de alunos do ensino técnico da Etep de São José dos Campos está na Flórida, nos Estados Unidos, para participar do First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), considerada a maior competição de robótica do mundo.

O evento, que começou nesta segunda-feira, acontece na Universidade Central da Flórida, até o próximo dia 18 de março, reunindo 64 delegações de diversos países, com o desafio de construir um robô computadorizado capaz de realizar um determinado trajeto solicitado pelos organizadores.

O Etep Team é uma das poucas equipes brasileiras que participam do evento na América do Norte.

O time da região é composto por alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio Técnico, escolhidos por meio de uma seleção interna. A cada ano, cerca de 15 novos alunos juntam-se aos membros mais antigos. Aqueles que já se formaram, atuam como mentores, auxiliando os estudantes no desenho e construção do robô e na definição da estratégia.

PREPARATIVOS.

Os trabalhos para a competição deste ano tiveram início em outubro do ano passado com a elaboração do projeto, criação e montagem do protótipo do robô computadorizado.

Participando de diversas edições do torneio, a Etepjá conquistou mais de 17 prêmios, inclusive o mais cobiçado, o Charman's Award (2007 e 2012), enfrentando equipes como NASA (Agência Espacial Norte-Americana), GM e também a J&J americana.

CAMPEONATO

O First foi criado em 1989 pelo americano Dean Kamen. A competição busca promover valores como autoconfiança, trabalho em equipe e determinação, além de inspirar o interesse pela liderança nas áreas de Ciência e Tecnologia..