Logo Jornal OVALE

Mauricio de Sousa homenageia Lobato em nova obra: "Vejo a Emília na Mônica"

Paula Maria [email protected] | @paulamariaprado

Diante de uma Narizinho, que aparece como condutora das ações; Emília, que inaugurou o senso crítico em histórias infantis; Dona Benta, sábia e bondosa, Tia Nastácia, com sua sabedoria popular e cuidados especiais com a criançada... Também Pedrinho, Visconde de Sabugosa, as figuras exóticas do Reino das Águas Claras e centenas de outros personagens que desfilaram pela coleção de livros de Monteiro Lobato, não foi difícil criar oportunidades para os personagem da Turma da Mônica escolherem companhia e espaço.

E é diante dessa oportunidade que o desenhista Mauricio de Sousa lança neste mês uma verdadeira festa em forma de livro: "Narizinho Arrebitado", título que chega às livrarias pela editora Girassol, no dia 17 de fevereiro, após lançamento oficial em Campinas. Com adaptação de Regina Zilberman, a obra apresenta ao jovem leitor as primeiras peripécias da Turma do Sítio do Picapau Amarelo, contadas pela turma do bairro do Limoeiro.

Adaptação.

"Fiquei feliz com a possibilidade de ilustrar os livros. Ao ler a adaptação da Regina, mergulhei nas lembranças de leituras passadas e senti as mesmas sensações que vivi quando conheci a obra lobatiana", afirmou Sousa em entrevista a OVALE.

"São descrições deliciosas que 'exibem' atos e fatos passados num antigo sítio. Palavreado que exprime emoções e alegrias. Humanidade à flor da pele dos personagens", derrete-se o autor que brinca ter sido um leitor compulsivo de Monteiro Lobato.

"Foi com ele que me acostumei a ler livros e deixei um pouco os gibis de lado. Lia uma por dia. E isso me ajudou nas atividades de comunicação pelo resto da vida", contou Sousa.

O desenhista afirmou ainda que admirava tanto o trabalho de Lobato que, no passado, se recusou a "modernizar" as figuras do sítio. "Eu achava uma heresia fazer qualquer alteração. Mas hoje, me sinto mais livre e preparado para contribuir para o reconhecimento de novos leitores", disse.

NArizinho arrebitado.

Em "Narizinho Arrebitado", Lobato apresenta o universo lúdico e fascinante do sítio - onde fica a casa de sua avó, dona Benta -, a partir das andanças de uma Narizinho (Magali) e sua inseparável amiga, a tagarela boneca de pano Emília (Mônica).

Na beira do rio e no Reino das Águas Claras, a menina faz o que mais gosta: interage com a natureza, com os peixes e tudo que a cerca.

Com 64 páginas, o livro estará à venda por R$ 34,90..