Logo Jornal OVALE

Washington Freitas assume como diretor cultural da FCCR

Paula Maria [email protected] | @paulamariaprado

Washington Freitas é o novo diretor cultural da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), de São José. Agenor Carvalho, que ocupou o cargo nos últimos dois anos, deixa a instituição para assumir a diretoria de comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte.

Dando sequência a movimentação, Valéria Israel, que antes atuava como assessora da diretoria cultural dentro da própria fundação, assume a vaga deixada por Freitas: relações institucionais.

"Tínhamos como premissa dar continuidade ao trabalho feito por Carvalho na cidade. Ele trouxe uma visão profissional da cultura em sua direção, até então inédita na FCCR. Freitas, pela proximidade, por ter feito parte desde o início dos projetos, foi o nome mais indicado a assumir o cargo e tem condições para assumir essa responsabilidade", contou Aldo Zonzini, presidente da instituição.

"Sinto como se tivesse fechado mais um ciclo. São José é uma cidade muito interessante do ponto de vista de políticas públicas, da participação coletiva em prol do desenvolvimento da cidade", afirmou Carvalho. "Sobre a profissionalização da área cultural, este é um movimento recente em todo o país e ainda está em vias de desenvolvimento. Mas extremamente necessário".

GESTÃO.

Freitas foi responsável pela implantação da Oficina Cultural Altino Bondesan, mantida pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e seu primeiro coordenador, ficando à frente da instituição por cinco anos. Recentemente, atuava também como Coordenador dos Museus, pela fundação.

"Fiquei muito feliz com o convite. É um desafio novo. No entanto, já faço parte dessa gestão e há dois anos desenvolvemos ações da FCCR. Por conta da proximidade, participei dos processos que envolviam as diretrizes colocadas pela presidência, desenvolvidas por Carvalho", afirmou o novo diretor.

"O grande desafio agora é melhorar, ampliar o que está sendo feito, com o objetivo claro de chegar à população, dando acesso aos bens culturais e à produção cultural", continuou Freitas, que assume já na segunda-feira (11).