Logo Jornal OVALE

Mostra de Arte e Tecnologia é destaque no Museu Municipal de São José

Paula Maria Prado @paulamariaprado | @paulamariaprado

Saindo do espaço empresarial joseense, a tecnologia - termo tão lembrando quando se fala nas características da cidade - acaba de ganhar novos ares no Museu Municipal de São José. Trata-se da "Mostra de Arte e Tecnologia", que ocorre até o mês de março na instituição.

Estão na agenda três exposições e uma intervenção artística. Como características comuns a todas elas: a imersão e a interatividade.

"A proposta da mostra de arte é apresentar algumas obras em que os artistas se apropriaram das novas mídias no seu processo de criação", afirmou Washington Freitas, coordenador dos museus.

"Ela é ainda uma forma de ampliar o público do museu, uma vez que obras interativas são naturalmente mais atrativas. E, uma vez dentro do museu, o visitante poderá conhecer o nosso acervo, presente na mostra 'Arte Viva'", continuou.

Hi-tech.

Em "Cronossomos" - de Rodrigo Barbosa e Carlos Pedreañez, com sonorização de Rogério Rochlitz -, os visitantes podem criar a partir da manipulação de imagens e sons propostos pela obra, que funciona como instrumento audiovisual. Nele, o conteúdo visual exibido varia de acordo com o movimento feito pelo visitante.

Já "Diálogos Abertos em Circuitos Fechados", do Felipe Brait, é uma videoinstalação em que o artista se apropria de equipamentos obsoletos (monitores, câmeras e etc) e propõe a criação de um desenho no espaço a partir da digitalização de tais materiais. Ambas mostras ficam até o dia 28 de fevereiro em cartaz.

No dia 20, haverá a abertura de nova exposição, chamada 'Flooh', do coletivo Semo, que seguirá até o dia 20 de março. Trata-se de uma instalação audiovisual com projeções de imagens sobre bolas brancas dispostas no chão. As pessoas poderão passear entre os objetos, na sala escura. Enquanto isso, o ambiente é preenchido com som experimental e instrumental, que varia de nuances, texturas, ritmos e intensidade.

Fechando a programação, "Cabine Tecnomística" (veja mais na página 19), de Marcella Arnulf, Leo Grego, Marcela Guerra, Hiure Queiroz, Lucas Baumgratz e Diogo Costa. A instalação, que participou da abertura da mostra, agora segue itinerando pela cidade. Neste sábado (9) e domingo (10), ela estará no parque Vicentina Aranha.

Serviço.

O Museu Municipal fica na praça Afonso Pena, 29, Centro. A mostra poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A entrada é gratuita..