Logo Jornal OVALE

Reforma da Previdência é passo urgente para país, afirma Cury

Para deputado, Previdência e pacote anticrime do ministro Sérgio Moro devem ser prioridades no Congresso neste ano

Thaís Leite @_thaisleite | @_thaisleite

Único representante do Vale do Paraíba no Congresso Nacional, o deputado federal Eduardo Cury (PSDB) atribui à Reforma da Previdência a tarefa do governo poder voltar a investir em setores básicos.

De acordo com o político, a aprovação da medida é a mais importante para o início do governo de Jair Bolsonaro (PSL). "[A reforma] na verdade, está inviabilizando estados e municípios, a grande maioria dos estados estão quebrados, não conseguindo nem pagar salários em dia. O governo federal não consegue mais investir em saúde, educação, porque todo o dinheiro vai para cobrir o rombo da diferença da previdência", disse o deputado durante entrevista a OVALE e a SPRio.

Em alusão à investigações contra a corrupção, o deputado afirmou que não há como resolver os problemas enfrentados pelo país sem que a reforma seja efetivada. "O procurador Deltan Dallagnol publicou quanto a operação Lava-Jato e todas as operação de combate à corrupção no Brasil conseguiram recuperar de recursos: R$ 2 bilhões. Só o rombo da previdência, por ano, são R$ 300 bilhões", afirmou Cury.

ANTICRIME.

De acordo com o ex-prefeito de São José dos Campos, além da aprovação emergencial da Reforma da Previdência, outra medida necessária é que se aprove a proposta "anticrime", brevemente apresentada pelo Ministro da Justiça Sérgio Moro aos parlamentares na última semana. A proposta na íntegra ainda será encaminhada ao Congresso.

"Ele [Sérgio Moro] apresentou nas linhas gerais e acho vem na direção correta e terá meu apoio", disse.

O deputado ainda informou que o texto apresentado pelo ministro conta com 35 páginas e está em estudo em seu gabinete. O projeto deve contar com medidas contra a corrupção, crimes violentos e o crime organizado. São propostas 14 alterações em leis como Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução Penal, Lei de Crimes Hediondos e Código Eleitoral..