Logo Jornal OVALE

Santa Casa de São José vai oferecer consultas de ginecologia

Prefeitura de São José dos Campos firma convênio com a entidade para oferecer consultas gratuitas do SUS no setor

Thais [email protected]_thaisperez | @_thaisperez

A Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos firmou uma parceria com a Prefeitura para oferecer consultas na área de ginecologia. A unidade hospitalar passará a ofertar cerca de 3.000 consultas por mês para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com o governo, o novo convênio será assinado pelo governo Felicio Ramuth (PSDB) ainda nesta semana.

Os valores pagos para cada consulta realizada pela Santa Casa não foram divulgados.

Além das consultas, também está prevista a coleta de material para exame citopatológico de colo uterino.

A previsão é que o atendimento comece ainda neste mês. O encaminhamento das consultas será feito pelas Unidades Básicas de Saúde do município.

A Secretaria de Saúde de São José informou que não estão previstos atendimentos de maternidade na Santa Casa pelo SUS, como partos.

DEMANDA.

Depois do encerramento do convênio com o Hospital Antoninho Rocha Marmo, no final do ano passado, os atendimentos do programa 'Saúde da Mulher' foram transferidos para o Hospital Municipal da Vila Industrial.

O Hospital Rocha Marmo realizava uma média de 180 partos por mês, além de 2 mil consultas ginecológicas, 1.200 de mamografia e 1.500 de ultrassonografia mensais.

Para conter a demanda deixada pelo hospital, a gestão fez um investimento de R$ 1 milhão na ampliação e aquisição de equipamentos na área de obstetrícia, aumentando em 50% a sua capacidade de atendimento.

O Hospital Municipal realizava 330 partos por mês e agora tem uma média de 500.

Na unidade, também funciona o Ambulatório da Mulher, que realiza atendimentos ambulatoriais a mulheres em situação de risco, como acolhimento a pacientes com diagnóstico de câncer de mama, diagnóstico de câncer de colo uterino, vitimas de violência sexual e violência doméstica, além de gestantes de alto risco e exames diversos..