Logo Jornal OVALE

Litoral Norte oferece diversas alternativas ao longo do ano

Entre os locais públicos, Ubatuba tem oções como a Ilha Anchieta. No local há ruínas, trilhas e mergulho; em Caraguatatuba, os pontos fortes são as visitas aos locais que oferecem uma visão panorâmica da cidade

Quem vai a uma das quatro cidades do Litoral Norte, imediatamente já pensa em praia. Mas, nem todo mundo gosta de água e, quando chove, é uma opção a menos. Assim, diversos outros pontos de lazer existem na região para entreter os turistas e até os moradores. O OVALE, levantou, junto às prefeituras das quatro cidades, algumas dessas outras opções.

Em Ubatuba, por exemplo, um dos locais mais visitados é o Projeto Tamar, no Jardim Paula Nobre, que tem estrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques e aquários, auditório com 30 lugares, espaço para exposições, loja e lanchonete. Segundo o Tamar, cerca de 100 mil pessoas visitam o local todos os anos. O destaque é o aquário com praia artificial e visor panorâmico. Outra opção no seguimento é o Aquário de Ubatuba, no Itaguá, um empreendimento privado, fundado em fevereiro de 1996. Lá é possível conhecer um pouco do mundo marinho, com 12 tanques de água salgada.

Entre os locais públicos, Ubatuba tem outras opções como a Ilha Anchieta. No local há ruínas, trilhas e mergulho. A travessia só pode ser feita de escuna. A Biblioteca Ateneu Ubatubense e Memorial Ciccilo Matarazzo, na Praça 13 de maio, o Castelo dos Arautos e a Casa da Farinha são alguns lugares históricos. A cidade ainda conta com três aldeias indígenas, como Aldeia Guarani Boa Vista e a Aldeia Renascer, que podem ser visitadas mediante agendamento. Sem contar os mirantes, como o da Praia Grande, onde são feitas vendas de artesanatos.

Em Caraguá, existem outros atrativos de natureza como o Espaço Aventura, o na Avenida da Praia, ao lado da praça de eventos, um local especial para crianças, cachoeiras, passeio no rio Juqueriquerê, a vista do Morro Santo Antônio, na qual se vê praticamente toda a cidade, Mirante da Orla, voos de helicóptero, passeio de escuna para ilhotas e praias e passeio histórico aos monumentos, como a Igreja Matriz, e o MAAC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba)..

São Sebastião conta um pouco da história do Brasil com prédios antigos

PASSADO. Em São Sebastião, o centro histórico da cidade é um passeio à parte para quem gosta de conhecer um pouco da história do Brasil. O município conta com casarios antigos, principalmente Do período da escravidão. Há ainda feira de artesanato na Rua da Praia, museus da Fundação Mar no Balneário dos Trabalhadores e o Museu do bairro São Francisco que conta a história do povo caiçara. Para quem gosta de alternativas, a Prefeitura quer fortalecer o ecoturismo na cidade revitalizando e reestruturando e fazendo toda a manutenção de trilhas como a do Ribeirão de Itu e Praia Brava, em Boiçucanga, Mirande de Paúba, trilha Rio das Pedras no Sertão de Cambury e das Sete Quedas em Maresias..

Vila e comunidades caiçaras são destaques em Ilhabela

OPÇÕES. Conhecida pelas suas belezas naturais, Ilhabela também conta com diversas opções de lazer em qualquer temporada. Um dos destaques é o seu Centro Histórico, carinhosamente chamado de 'Vila' pelos seus moradores. No local, existem diversas lojas de roupas, artesanatos, docerias e sorveterias. A região também conta com o Centro Cultural, que mostra um pouco da história do arquipélago e suas comunidades caiçaras, a Fazenda Engenho D'Água, do século 17, o Parque Estadual, que cobre 84% do território de Mata Atlântica, dezenas de cachoeiras e trilhas, somando várias outras opções para quem gosta de um contato mais próximo com a natureza, no chamado turismo ecológico. Um outro ponto da cidade, que fica no caminho para a praia de Castelhanos, é o Museu Náutico de Ilhabela, pouco conhecido de muitos turistas, mas que conta um pouco da história dos navios que passaram pela região e, principalmente, um pouco da história dos grandes naufrágios que aconteceram na região. Normalmente, os passeios de jipe até Castelhanos oferecem uma parada aos visitantes para conhecer o local. Além de ser um excelente local para diversas práticas esportivas, como vela, kitesurf, windsurf, canoagem, mergulho, montanhismo e ciclismo..