Logo Jornal OVALE

'Mais Médicos' tem quase 100% das vagas ocupadas no Vale

Reposição. Prazo para médicos se apresentarem já se encerrou
São José dos Campos e Taubaté repuseram todas as vagas disponibilizadas pelos municípios em edital; Jacareí aguarda profissionais para duas vagas remanescentes

Thaís [email protected]_thaisleite | @_thaisleite

O programa 'Mais Médicos' está com quase 100% das vagas ocupadas nas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí.

O prazo para que os profissionais apresentassem os documentos aos municípios se encerrou nesta quinta-feira, quando 69 médicos já haviam se manifestado às três maiores cidades da região.

Em São José, foram 20 vagas disponibilizadas e já ocupadas por médicos para a reposição de profissionais cubanos que tiveram que encerrar as atividades em novembro do ano passado.

De acordo com o governo Felicio Ramuth (PSDB), atualmente são 44 equipes do programa vinculadas a 13 unidades básicas de saúde nas regiões norte, sul, leste e sudeste da cidade.

Já em Taubaté, oito cubanos atuavam no 'Mais Médicos', que já contava com outros cinco brasileiros. Segundo a gestão Ortiz Junior (PSDB), as oito vagas disponíveis já foram repostas. Os profissionais trabalham como médicos generalistas em equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) em regiões como Santa Tereza, Planalto, Chácara Silvestre, São Gonçalo, Ana Rosa e Vila São José.

Enquanto isso, em Jacareí, o governo Izaias Santana (PSDB) contava com 39 médicos cubanos conveniados ao programa, e, inicialmente, disponibilizou 41 vagas para o município no edital do Ministério da Saúde. À reportagem, a prefeitura informou que os 41 profissionais já apresentaram os documentos e o último deles deve iniciar o serviço nesta sexta-feira. As equipes atuam em 16 das 18 unidades básicas de saúde.

O governo ainda informou que foram disponibilizadas mais duas vagas remanescentes para o trabalho, as quais aguardam a segunda fase do edital-- que inclui médicos formados no exterior -- para serem preenchidas..