São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Flávio Ricco
Dezembro 14, 2018 - 21:34

palhaço PROFISSIONAIS VS. PALHAÇOS COTIDIANOS

DEDÉ SANTANA TRAZ A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SUA TRAGICOMÉDIA, COM DIREÇÃO DE ALEXANDRE BORGES

Paula Maria Prado @paulamariaprado

"Pode parecer um chavão, mas não é. A maioria dos palhaços são tristes", revelou o humorista Dedé Santana. "Eu venho de uma família circense, e esse espetáculo, na verdade, tem vários pontos que tocam com a história da minha família", continuou.

Dedé refere-se a peça teatral "Palhaços", em cartaz neste sábado (14), às 21h, e domingo (15), às 19h, no teatro Colinas, de São José. Trata-se de uma tragicomédia, escrita por Timochenko Wehbi na década de 1970, que narra a história de um palhaço que tem a sua rotina alterada ao se deparar com um espectador no camarim.

Sob o palco - com a direção de Alexandre Bordes - Dedé dá vida ao palhaço Careta (José). Já o espectador, Benvindo, um vendedor de sapatos, é interpretado por Fioravante Almeida.

"Quando eu recebi o convite, vibrei pela oportunidade de relembrar o circo. Mas, quando o texto chegou, vi que não era bem aquilo que eu estava imaginando", contou o humorista. "Foi um desafio, porque há tempos eu não fazia um drama".

A quantidade de texto a decorar também foi outra dificuldade enfrentada por ele. "Quando o diretor não está vendo, eu improviso um pouco", riu Dedé, que tornou-se conhecido nacionalmente por integrar a trupe de "Os Trapalhões", com Renato Aragão (Didi), Mussum e Zacarias.

Papo sério.

Parte da oitava geração de artistas circenses da família, Dedé lamenta as dificuldades que o setor tem enfrentado para se manter vivo.

"Está tudo muito difícil, mas o circo tem perdido espaço. As cidades cresceram não tem lugar para montar a lona. As prefeituras fazem cobranças como se fossemos uma empresa que permanece por anos num mesmo local. Muitos artistas nossos estão indo embora... Mas seguimos na luta para que essa arte não acabe".

Serviço.

O teatro fica na av. São João, 2200, Jd. das Colinas. Entradas custam R$ 60 (inteira)..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO