São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Dezembro 04, 2018 - 21:45

Cinema exibe 'Taubaté em foco' em comemoração aos 373 anos da cidade

poster taubate em foco limpo

Como nos velhos tempos. Para a experiência ser mais completa, só faltou um baldinho de pinhão em vez de pipoca!

Foto: Almanaque Urupês/Divulgação

Paula Maria [email protected]

Como nos tempos antigos, o público taubateano poderá comemorar nesta quarta-feira (5), os 373 anos de aniversário da cidade em grande estilo: assistindo ao filme "Taubaté em foco", produzido em 1927, que será musicado ao vivo pelo projeto "Chorando na Feira".

A experiência resgata os tempos em que o musicista Fêgo Camargo integrou a Orquestra do Cine Odeon e, posteriormente, a do Cine Teatro Polytheama, hoje Metrópole, acompanhando as películas do cinema.

"A exibição do curta-metragem fecha a agenda de atividades que realizamos ao longo do ano em parceria com o shopping Taubaté, o Moviecom e a prefeitura de Taubaté", afirmou Pedro Rubim, editor do Almanaque Urupês, produtora que atua na promoção da cultural e resgate da história do Vale do Paraíba.

A sessão ocorre às 11 horas no Moviecom. O filme - que é originalmente "mudo" - tem cerca de 20 minutos e foi produzido pela Helios Film, empresa cinematográfica dos irmãos José e Menocchi Del Pichia.

Passado.

A película retrata a Taubaté de 90 anos atrás. Na época, a cidade era governada por Felix Guisard, fundador da CTI (Companhia Taubaté Industrial). O curta apresenta ainda cenários e personagens históricos.

"Como um documentário, o filme retrata a visita do governador em exercício na época, barão de Homem de Mello, natural de Pindamonhangaba", afirmou Rubim.

Segundo ele, no vídeo é possível ver a av. Marechal Deodoro, a praça da Eletro (pça. Monsenhor Silva Barros), a Faculdade de Filosofia, a praça Dr. Barbosa de Oliveira, a r. Visconde do Rio Branco e o antigo casarão da Câmara, entre outros pontos.

O filme terá como pano de fundo o choro, considerado o primeiro gênero musical urbano tipicamente brasileira.

Serviço.

O Moviecom fica no shopping Taubaté (av. Charles Schnneider, 1700,Vila Costa). A entrada é gratuita..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO