São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
+Sabor
Dezembro 13, 2018 - 19:03

Ceia saudável? Chef Renata Porto tem a receita na medida certa

 Torta Cremosa de Tender.

Opção. Para quem tem intolerância ao glúten, o prato pode ser uma boa indicação

Foto: /Divulgação

Para quem não quer fugir tanto assim da dieta ou tem algum restrição alimentar e sofre nesta época do ano, vale a pena experimentar uma receita que promete ser deliciosa: a torta cremosa de tender

Da redação @jornalovale
Caçapava

Fim de ano é sinônimo de muita festa, brindes e mesa farta. Porém, algumas vezes, as comemorações chegam acompanhadas de exageros. Quem nunca terminou a ceia com aquela sensação de que comeu ou bebeu demais?

E para quem não quer fugir tanto assim da dieta ou tem algum restrição alimentar e sofre nesta época, precisando dispensar do cardápio muitas receitas deliciosas, a chef Renata Porto, especialista em gastronomia funcional, tem uma receita deliciosa: torta cremosa de Tender.

"A torta cremosa de tender é uma opção sem glúten indicada para quem tem intolerância ou está em dieta restrita", afirmou a especialista.

"Porém podemos torná-la também saudável e funcional, fazendo algumas substituições", disse Renata Porto, que dá a receita exata. "Anotem: na massa, substitua uma xícara e meia da farinha de arroz por farinha integral. Ainda na massa podemos acrescentar uma colher de sopa de chia. O leite pode ser substituído por uma opção vegetal. No recheio, frango desfiado e legumes podem substituir o tender. E o creme de ricota pode entrar no lugar do requeijão", explica a especialista em gastronomia funcional, que atua em Caçapava.

MODO DE PREPARO.

Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite o alho e a cebola até dourar. Depois, adicione o tender, o extrato, o tomate e refogue por três minutos. Junte o milho, a azeitona, sal, pimenta, salsa e refogue por três minutos. Desligue e reserve.

Para a massa, bata no liquidificador o ovo, o óleo, o leite e metade da farinha até ficar homogêneo. Despeje em uma tigela e misture a farinha restante, o fermento e o sal com uma colher até homogeneizar. 

Despeje a massa em uma fôrma de 22cm x 30cm untada e enfarinhada, espalhe o recheio frio por cima, faça uma camada com o requeijão e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Deixe amornar e sirva em pedaços. 

"O legal dessa receita, é que na correria da ceia ela é prática e fácil de fazer", finaliza a chef da região.n

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO