São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Novembro 05, 2018 - 21:09

Estado divulga cidades da região que receberão a Virada Cultural

Show

Extra. Até 9 de dezembro, durante seis finais de semana consecutivos, 34 municípios de São Paulo serão palco da Virada Cultural Paulista

Foto: /Divulgação

Paula Maria [email protected]

Caraguatatuba fica fora da Virada Cultural Paulista 2019. Na listagem das cidades que receberão o evento, divulgada na semana passada pela Secretaria de Estado da Cultura, no Vale do Paraíba, além de Taubaté - veterana no projeto desde a saída de São José, em 2016 -, São Sebastião receberá a programação cultural.

Segundo a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), foram feitas diversas tratativas com o governo do Estado, uma vez que a 'Virada' ocorre tradicionalmente no mês de maio e, posteriormente, foi informado que o evento seria em novembro.

De acordo com nota enviada, no período em questão é celebrado "o mês da Música, com uma programação variada" e "atividades tanto no teatro Mario Covas, quanto na Praça da Cultura", informa nota.

"Há ainda o 'Litoral Encena', com Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança e o FET (Festival Estudantil de Teatro), este último em andamento" e "para este ano, a chegada do Papai Noel foi antecipada para 2 de dezembro, com atividades todos os finais de semana", justificou o comunicado.

Trata-se, portanto, de uma desistência da prefeitura de Caraguatatuba.

Investimento.

Se de um lado, o Governo do Estado entra com artistas, estrutura (palco e som) e divulgação; cada município participante deve garantir segurança, limpeza, artistas locais (reforço à programação principal) e ambulâncias.

Taubaté receberá o evento entre os dias 10 e 11 de novembro. São Sebastião ficou com dias 1º e 2 de dezembro.

A programação oficial deve ser divulgada até o final da semana. No entanto, a secretaria de Cultura do Estado já adiantou uma novidade: os palcos Experimente SP.

Trata-se de espaços idealizados especialmente para apresentações inovadoras de dança, video mapping, artes integradas, DJs, coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional e novas "estrelas" da cena cultural dos municípios.

LITORAL.

A prefeitura de São Sebastião informou em nota que, desde o início da atual gestão municipal, havia o desejo de trazer para o município "parcerias com o Governo do Estado de São Paulo na área Cultural. Entre elas, o projeto da Virada Cultural".

Por lá, a Fundass (Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant'Anna) e a Secretaria de Turismo estão à frente desse projeto.

"Promover eventos como este só traz benefícios para o município, já que há a possibilidade de apresentar uma programação cultural de qualidade. Isso serve também de inspiração e referencial para artistas locais, além de oferecer o acesso da população em uma programação artística e cultural diferenciada e gratuita", segue nota.

CIRCUITO.

Integram ainda o circuito desta edição as cidades de Andradina, Assis, Bauru, Birigui, Botucatu, Cananéia, Casa Branca, Cerquilho, Dracena, Franca, Garça, Guarulhos, Ibitinga, Iguape, Ilha Solteira, Indaiatuba, Itapetininga, Joanópolis, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Olímpia, Pedreira, Registro, Santa Bárbara D'Oeste, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba e Votuporanga.

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado e produzida pela Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), organização social de cultura parceira da secretaria.

Criado em 2007, o evento tem como objetivo a promoção de um grande festival gratuito e simultâneo em várias cidade, buscando proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do país em várias linguagens e experiências.

Em 12 anos, foram, ao todo, 11 milhões de espectadores presentes em mais de 7 mil espetáculos. Todas as atividades são gratuitas. Para saber mais: www.cultura.sp.gov.br.

E, vale lembrar, claro, que São Sebastião está a apenas 25,7km de distância de Caraguatatuba, cerca de 30 minutos..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO