São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Novembro 08, 2018 - 11:19

Forte chuva causa alagamentos em Caraguatatuba

Alagamentos interromperam aulas em Caraguatatuba

Alagamentos interromperam aulas em Caraguatatuba

Foto: Reprodução/Eduardo Campos


A intensidade da chuva que atinge Caraguatatuba desde as últimas 72 horas deixou casas alagadas, interrompeu aulas e está prejudicando o transporte coletivo e o abastecimento de água nesta quinta-feira (8).

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), o maior índice acumulado de chuvas nas últimas 24 horas foi na região da Tabatinga, região norte do município, onde o volume chegou a 197.06 mm.

A Prefeitura de Caraguatatuba informou que os alagamentos foram provocados não só pelo grande volume de águas pluviais, como também com a incidência de maré alta e o transbordamento de rios importantes, como o Guaxinduba. 

Os alagamentos ainda deixaram duas famílias desabrigadas nos bairros Casa Branca e Olaria, entre elas duas crianças, dois idosos e uma mulher grávida. Os moradores se encontram no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, onde recebem apoio da Prefeitura.

Educação

Ainda pelo motivo das chuvas, a Secretaria de Educação interrompeu aulas nas seguintes escolas:

- CEI/EMEI Profª Vera da Silva Santos – Portal Fazendinha

- EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, CIEF do Getuba

- EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, CIEFI Casa Branca

- EMEF Prof. Oswaldo Ferreira - CIEFI Casa Branca

- EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado - CIDE Casa Branca

- CEI/EMEI Profª Maria Eugênia Aranha Chodounsky - CIDE Casa Branca

- CEI/EMEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses – Olaria

Transporte

Estudantes que voltavam na noite desta quarta-feira (7) de faculdades em São José dos Campos aguardam a liberação da Rodovia dos Tamoios em ônibus estacionados em paradas ao longo da Tamoios. A Prefeitura informou que a Secretaria de Educação pediu apoio para as Prefeituras de Paraibuna e São José dos Campos para levar alimento e água para os estudantes. Além disso, a pasta estuda hospedar os estudantes em locais até que a via seja totalmente liberada e que eles possam retornar para suas casas com segurança.

Sobre o transporte coletivo urbano, a Prefeitura informou que a região norte encontra-se inacessível e, portanto, os ônibus não estão chegando à região. A Rio-Santos (SP-55), alternativa para chegar ao litoral devido à interdição da Tamoios e da Oswaldo Cruz, está com o tráfego parado nos trechos da Casa Branca e Getuba, também na região norte da cidade.

Abastecimento de água

De acordo com a Sabesp, o abastecimento de água está com problemas na região do Massaguaçu, devido à problemas nas captações do Mococa e Tabatinga. Na Região da Martim de Sá, embora o abastecimento esteja normal, houve a obstrução na captação do Rio Guaxinduba e consequente interrupção do tratamento, motivo pelo qual a Sabesp solicita à população o uso racional da água de suas caixas de água.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO