São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Novembro 15, 2018 - 01:56

'Top 100' dos negócios no Brasil tem São José, Taubaté e Jacareí

Negócios

Negócios

Foto: Cláudio Vieira/ PMSJC

Ranking avaliou 310 cidades do país com mais de 100 mil habitantes, responsáveis por 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional; consultoria apontou os 100 melhores municípios para realizar negócios e receber investimentos

Xandu [email protected]

Estudo que analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades brasileiras coloca São José dos Campos, Jacareí e Taubaté entre as 100 melhores do país para fazer negócios.

Consequentemente, de acordo com a consultoria Urban Systems, autora da pesquisa, são os 100 melhores municípios do país para receber investimentos.

No estudo, foram consideradas cidades com mais de 100 mil habitantes em 2017 para o levantamento, reunindo 310 municípios do total de 5.570 de todo o Brasil.

Eles representam 5,56% das cidades brasileiras e 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

REGIÃO.

Na edição de 2018, São José dos Campos aparece na 31ª colocação do ranking, tendo melhorado duas posições ante a versão do ano passado, registrando um IQM (Índice de Qualidade Mercadológica) de 11,719 neste ano.

Segundo a Urban Systems, o IQM é construído quando o objetivo é "prospectar e hierarquizar as melhores áreas potenciais para investimentos" no país.

Jacareí é a segunda cidade da região mais bem colocada na lista nacional, ficando na 46ª posição neste ano, 48 colocações acima do 94º lugar da edição de 2017. A cidade registrou IQM 11,421. "É hora de aproveitarmos essa oportunidade e avançarmos nos demais itens, como o desenvolvimento humano e a infraestrutura", disse o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB).

Melhorando 21 posições, Taubaté ocupa a 57ª colocação do ranking, com IQM 11,238.

As três primeiras posições do ranking são ocupadas por Vitória (ES), com IQM 13,804, São Caetano do Sul (13,683) e a capital São Paulo (13,312).

Análise de quatro indicadores traz Guará,Pinda e Caraguá entre as líderes do Brasil

O estudo também analisa os municípios de acordo com quatro indicadores: infraestrutura, capital humano, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. Em cada um deles, a RMVale tem ao menos três cidades entre as 100 melhores. Além de São José, Jacareí e Taubaté, aparecem Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Caraguatatuba.

No ranking de "desenvolvimento econômico", Guará é a 37ª cidade do país, seguida de Jacareí (41) e Pinda (74). Em capital humano, há Taubaté (40), São José (43) e Guará (84). Desenvolvimento social traz Taubaté (10), São José (15), Pinda (33), Caraguá (64) e Jacareí (67). Por fim, Por fim, infraestrutura tem São José (12), Taubaté (32) e Jacareí (38).

'Os investidores privados têm papel fundamental', diz Izaias Santana

Para o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), os empreendedores privados tiveram "papel fundamental" no resultado da cidade como a 46ª do país para fazer negócios, melhorando 48 posições ante o estudo anterior. "O salto se deu basicamente em razão da melhora para os negócios. Ou seja, da visão dos empreendedores privados".

Segundo ele, para melhorar o município investe na "universalização do ensino infantil e das creches, bem como em parcerias com universidades e o reforço de cursos técnicos profissionalizantes", além de um plano de desenvolvimento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO