São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Outubro 11, 2018 - 00:25

Morte por câncer de mama cai em São José e Jacareí

Carreta mamografia Secretaria da Saúde

Prevenção. Carreta mamografia Secretaria de Estado da Saúde

Foto: Divulgação

Na maior cidade do Vale, as mortes reduziram 3,39% entre 2016 (59) e 2017 (57); em Jacareí, mortalidade caiu 31,82%, de 22 óbitos (2016) para 15 (2017); Taubaté registrou alta de 14,71%

Xandu [email protected]

A morte de mulheres por câncer de mama caiu em São José dos Campos e Jacareí e subiu em Taubaté.

Na maior cidade do Vale, o número de casos reduziu 3,39% entre 2016 (59) e 2017 (57). Os dados de 2018 ainda não foram contabilizados.

Em Taubaté, no mesmo período, as mortes subiram de 34 para 39, alta de 14,71%. Um alento para a cidade é que a média de mortes por mês caiu neste ano na comparação com o ano passado.

Entre janeiro e setembro deste ano, a cidade registrou 28 mortes por câncer de mama, média de 3,11 mortes por mês. No ano passado, a média foi de 3,25 óbitos mensais.

Jacareí registrou queda de 31,82% nas mortes por câncer de mama, de 22 óbitos (2016) para 15 (2017). Neste ano, contudo, até o final de setembro, a cidade já registrou 17 óbitos pela doença, 13% a mais do que em todo o ano passado.

Todas as mortes referem-se a pacientes atendidas pela rede pública de saúde nos municípios.

Na avaliação da ginecologista Ana Paula Monteiro, referência técnica do Programa Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de São José dos Campos, o principal empecilho para o município reduzir a mortalidade por câncer de mama é o diagnóstico tardio, fruto de desinformação e medo da doença.

"Parte da população não procura o atendimento e só procura quando a doença já está bem avançada", disse.

"Muitas mulheres deixam de fazer o diagnóstico precoce, por medo. Elas ficam assustadas com a doença, da cirurgia que é mutiladora, e muitas só procuram o médico quando o câncer está avançado. Nestes casos, o tratamento é bem mais complicado", afirmou.

AÇÕES.

Para incentivar o exame da mamografia, as três cidades reforçaram o incentivo ao procedimento neste mês de outubro, em razão da campanha Outubro Rosa.

Em São José, segundo Ana Paula, todas as unidades básicas de saúde estão dando orientações educativas às mulheres sobre a doença, além de "intensificação no pedido por mamografias".

"A Secretaria de Saúde realizará, no dia 20 de outubro, das 8h às 14h, exames preventivos contra câncer de colo de útero e mama em todas as unidades de saúde", informou a Prefeitura de Jacareí.

A campanha "Taubaté Veste Rosa" da prefeitura prevê atividades educativas como palestras e orientações, distribuição de material educativo, coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero e exame físico da mama para prevenção. "As mulheres devem procurar suas unidades de referência para verificar o cronograma de atividades".n

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO