São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Setembro 12, 2018 - 00:04

São José sedia Festa Literomusical neste fim de semana

Você é o que lê - Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá

Você é o que lê. Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá em uma conversa sobre o mundo da leitura como espelho do mundo contemporâneo; festa é resultado de parceria entre Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e Sesc São José

Foto: /Divulgação

Paula Maria [email protected]

No Tempo da Crítica, destacavam-se os suplementos literários. Bastava sair uma crítica no jornal sobre o livro e o autor era imediatamente consagrado. Depois, veio o Tempo das Editoras: autores publicados por grandes editoras passavam a pertencer a um certo cânone. Hoje, vivemos o Tempo do Autor.

"Um jovem poeta da periferia vende mais circulando por saraus do que se tivesse publicado seu livro por uma editora. Qualquer pessoa pode fazer o próprio livro e sair espalhando suas páginas por aí, no grito. Os tempos são outros e os escritores estão menos românticos. Por isso, aliás, a importância de eventos como a Flim: para colocar o escritor no parque, na rua, ao ar livre, em contato direto - sem frescura! - com seus leitores e leitoras", ressaltou Marcelino Freire, escritor e curador da Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha, em São José.

O evento que começa nesta sexta-feira (14), segue até domingo (16), conta com nomes de peso do cenário literário nacional. A linha temática desta vez é "Interiores".

"Na obra de cada autor existe a sua cidade natal nas entrelinhas. Tudo na literatura movimenta-se por dentro. Sem contar que, geograficamente, muitos autores e autoras nasceram no interior de São Paulo e de outros Estados", afirmou Freire.

Nesta edição, o nome mais aguardado da festa é Conceição Evaristo, premiada escritora mineira, que figurou na disputa por uma vaga na Academia Brasileira de Letras, nos últimos meses. Além dela, como anunciado, em primeira mão pelo OVALE, estão na agenda, o grupo Cordel do Fogo Encantado e o poeta e ator Gero Camilo, conhecido por seus papéis nos longas "Assalto ao Banco Central" (2011), "Carandiru" (2003) e "Bicho de Sete Cabeças" (2001).

"Minha preocupação é mostrar que a literatura está em todo lugar (no teatro, no cinema, nas artes plásticas, na fotografia) e é feita por todos. A palavra circula em várias pontes e fontes", disse Freire. "Gosto de misturar nomes consagrados a nomes que estão começando. Literatura é movimento. E este movimento não pode pender só para um lado...", continuou.

DESTAQUES.

A programação dessa sexta começa às 19h, com a presença do próprio Freire, acompanhado de Zezé Motta. A atriz e cantora fará uma homenagem a Carolina Maria de Jesus, escritora nascida em uma comunidade rural de Sacramento (MG), e interpretada por ela no cinema.

Com o palco aberto, sobem nele Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá. O trio é autor do projeto "Você é o que lê", que defende a celebração divertida e inteligente da literatura como uma arte acessível, prazerosa e contemporânea.

Destaques de sábado: às 10h, mesa literária com os cearenses Gero Camilo e Maria Vilani, junto da poetiza paraibana Zenilda Lua, moradora de São José. E, às 16h, Ellen Oléria (ex-'The Voice'), Jarid Arraes e Sónia Sultuane promovem encontro para celebrar a diversidade. Fechando o dia, às 20h30, sobe ao palco o grupo Cordel do Fogo Encantado.

No domingo, Fabiana Cozza traz seu samba à festa, na companhia de Conceição Evaristo. O bate-papo será mediado pela jornalista Adriana Couto (TV Cultura).

"A Flim já é uma festa consolidada, que pertence à cidade, o que vai dando maturidade e força à cena local. Sem contar que, durante todo o ano, acontecem oficinas de criação literária e outras frentes de batalha no parque", disse Freire. "É uma festa verdadeiramente plural. E o mais importante, é preciso destacar e celebrar: tudo gratuito. É só chegar.".

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO