São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Setembro 14, 2018 - 10:02

Fazenda investiga empresas do Vale por fraude em exportações

Na região, estão sendo investigadas empresas em São José dos Campos, Jacareí e Guaratinguetá

Na região, estão sendo investigadas empresas em São José dos Campos, Jacareí e Guaratinguetá

Foto: Reprodução

Operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira para investigar 113 empresas instaladas em 59 municípios paulistas, entre eles São José dos Campos, Jacareí e Guaratinguetá


Três empresas do Vale do Paraíba são investigadas pela Secretaria de Estado da Fazenda por suspeita de sonegação em operações de exportação.

Elas fazem parte de um grupo de 113 empresas instaladas em 59 municípios paulistas que teriam fraudado o Fisco por meio de exportações forjadas. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar R$ 100 milhões.

Batizada de ‘Desvio de Rota’, a operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira com 226 agentes fiscais de rendas de 16 Delegacias Regionais Tributárias, incluindo a do Vale do Paraíba.

Na região, estão sendo investigadas empresas em São José dos Campos, Jacareí e Guaratinguetá. O nome não foi revelado.

Segundo a Fazenda, as 113 empresas investigadas teriam movimentado, de 2014 a 2017, R$ 470 milhões em operações de exportação, sobre as quais não incide ICMS, imposto estadual.

No entanto, em consultas preliminares, o Fisco Paulista não identificou o registro e a comprovação efetiva do embarque dessas mercadorias ao exterior. A suspeita é de que estas mercadorias, entre elas alimentos, calçados, máquinas e derivados de metal, teriam sido entregues fisicamente dentro do próprio Estado de São Paulo ou até mesmo destinadas a outros estados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO