São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Setembro 12, 2018 - 23:29

Putin e Xi pedem garantias de segurança para Coreia do Norte

Forum oriental

Encontro. O chinês Xi Jinping e o russo Vladimir Putin, durante Fórum

Foto: /Kremlin

Xi, Putin e Abe se mostraram satisfeitos com a histórica reunião do dia 12 de junho, feita em Singapura

Das agê[email protected]

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, afirmaram nesta quarta-feira que a Coreia do Norte precisa receber garantias de segurança em troca de seu processo de desnuclearização, e, juntos com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediram a Pyongyang para que aproveite a oportunidade oferecida pelas negociações com Estados Unidos e a retomada das relações com a Coreia do Sul.

"Agora temos uma oportunidade e temos que acreditar. Sem essa confiança, seria impossível fazer avanços", disse Xi em discurso no plenário da 4ª edição do Fórum Econômico Oriental, realizada na cidade de Vladivostok, na Rússia.

Xi, Putin e Abe se mostraram satisfeitos com a histórica reunião do dia 12 de junho, em Singapura, entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em que decidiram trabalhar pelo fim do programa nuclear de Pyongyang.

Abe e Putin foram além e elogiaram Trump por ter assumido o "risco" de se reunir com Kim, porque, "durante muito tempo, nenhum governo norte-americano sequer contemplou" essa possibilidade, segundo o governante japonês.

Para Abe, Trump usou um "enfoque inovador" ao criar confiança mútua em negociações diretas com Kim e exigir da Coreia do Norte passos para a desnuclearização em troca de um 'futuro brilhante'. Putin disse que Trump teve audácia..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO