São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Agosto 09, 2018 - 01:39

Filme documentário sobre Nossa Senhora de Fátima estreia nos cinemas da região

Fátima, O Último Mistério

Legemda. legenda Leg

Foto: Goya Producciones/Divulgação

Da Redaçã[email protected]

Poderia a mensagem de Fátima nos dar chaves sobre nosso futuro? Essa é a pergunta que norteia o filme documentário "Fátima, o Último Mistério", que estreia nesta semana nos cinemas da região, baseado em fatos reais.

Fruto de uma rigorosa pesquisa, o longa pretende encantar religiosos. "Por ser uma história tão empolgante, Fátima foi várias vezes à tela. Mas a questão está apenas começando. Desde a década de 1950 até hoje esses filmes nos disseram - e não inteiramente - o que a Virgem disse e profetizou", afirmou o diretor Andrés Garrigó.

"No entanto, nenhum filme nos trouxe detalhes, se o que ela disse se cumpriu de verdade e como mudou o mundo. E o nosso filme responde essa pergunta: se a Virgem agiu em 1917, ela permaneceu 'desempregada' nos 100 anos seguintes? Este filme pretende provar que não", continuou.

Na trama, Mônica é convidada para editar um documentário sobre as consequências das aparições de Fátima. Ela, agnóstica, se depara então com acontecimentos extraordinários que a questionam e inesperadamente mudam a sua vida.

Mistérios.

Segundo a história, em 1916, a santa apareceu para as crianças Lúcia, de 10 anos de idade, Francisco, de nove anos, e Jacinta, de sete anos, na cidade de Fátima, em Portugal. A elas seriam revelados três profecias sagradas.

Na primeira, foi prevista um milagre do sol. Em 13 de outubro, 40 mil romeiros foram a Fátima e avistaram um globo luminoso por cerca de dez minutos. Foi relatado na época curas inexplicáveis.

Em 1918, os irmãos Francisco e Jacinta morreram vítima de gripe espanhola. Já Lúcia tornou-se freira e, na década de 1940, entregou ao Vaticando quatro livro de memórias em que relatou as profecias.

Na segunda, revelada em duas partes pela igreja, intituladas "A visão do inferno" e "O imaculado coração de Maria", descreviam a destruição das almas pecadoras e uma súplica à Rússia para que se convertesse à Virgem Maria. Do contrário, os erros dessa nação trariam guerras para o mundo e perseguições aos cristãos. Estudiosos relacionam essa profecia a Revolução Russa e as duas guerras mundiais.

O último segredo, revelado em 2000, "O atentado ao Papa", abordava o extermínio de todo o clero católico. Mas foi tratado pelo Vaticano apenas como um livramento - como é chamada a salvação por interferência divina - ao atentado que o papa João Paulo 2º sofreu na Praça de São Pedro, em 13 de maio de 1981 - mesmo dia e mês da primeira aparição da santa. Na ocasião,o pontífice foi atingido por três tiros - no abdômen, no braço e na mão esquerda -, quando cumprimentava os fiéis.

"Essa cadeia de 'coincidências' históricas é para alguns dos nossos 30 entrevistados uma relação de 'causa e efeito'. Um padrão pode ser derivado dela: se a humanidade faz o que a Virgem pede, a paz é alcançada; caso contrário, a guerra continua...", acredita Garrigó.

"De acordo com os nossos especialistas, parece que o futuro, a paz, está dependendo da resposta da humanidade ao chamado do Céu... É claro que o filme não cai em interpretações catastróficas ou esotéricas. A realidade já é forte o suficiente por si só, como o Papa

Francisco frequentemente dá a entender", afirmou.

Serviço.

O longa, que já foi exibido em 12 países e traduzido ou dublado em dez idiomas (inglês, francês, italiano, polonês, alemão, português, tcheco, eslovaco, coreano e chinês) chega agora ao Brasil na rede Cinemark.

Promete muita emoção..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO