São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Agosto 02, 2018 - 23:32

Maior feira de artesanato da América Latina abre ao público neste sábado

Artesanato

Instrumentos. Cursos, palestras e workshops estão na agenda

Foto: /Divulgação

Paula Maria [email protected]

Artesãs da região do Vale do Paraíba se unem neste final de semana rumo a São Paulo. Serão ao todo 16 caravanas e mais de 1.000 pessoas confirmadas na Mega Artesanal, maior festival de artesanato da América Latina.

E haja ansiedade! O evento, que ocorre, geralmente, no começo de julho, dessa vez foi adiado para agosto. Mas, a partir de sábado (4), ele será aberto ao público, na São Paulo Expo.

São, ao todo, 40 mil metros quadrados, com 380 expositores da indústria (máquinas e ferramentas), do comércio (com os principais nomes do setor mostrando técnicas) e a presença de artesãos (com peças em pronta entrega).

"A feira cresceu muito nos últimos anos, e creio que o número de interessados tende a aumentar ainda mais com os debates sobre economia criativa", afirmou Rita Paiva, diretora da WR São Paulo, empresa organizadora do evento.

"As pessoas estão fugindo do que é massificado e buscando uma identidade própria e exclusiva, abrindo muitas oportunidades também para quem precisa de uma renda extra. Ou seja, além de hobby ou terapia, o artesanato é um meio de vida para muitas famílias".

Experiências.

Ainda segundo Rita, o objetivo da Mega Artesanal é proporcionar uma experiência 360º no segmento. "O visitante pode se capacitar, uma vez que os estantes oferecem cursos e workshops, e encontrar todos os produtos e equipamentos necessários para reproduzir o que aprendeu", continuou.

Artesãos mais antigos, também têm espaço. Neste ano, estará de volta o estande que reproduz a "Casa da Mega & Jardim Artesanal" decorada por designers a partir de produtos produzidos artesanalmente. Nela, Peter Paiva, nome da saboaria artesanal, assina o spa; e Bete Ribeiro, apresentadora do programa "Kombina" (TV Aparecida) ficou com a garagem.

"Temos certeza de que vamos surpreender a todos. Queremos que o evento seja um espaço para que artesãos se inspirem e conheçam novas tendências na hora de criar", disse Rita.

Para Maria Joana da Silva, de São José, o evento é um lugar para network. Dona do ateliê Agulha e Panô, ela irá expôr o seu trabalho pelo terceiro ano consecutivo na Mega Artesanal. "Conheço clientes, troco experiências com artesãs, faço amizades. Gosto muito de ir".

Maria tem seu ateliê há seis anos. Mas a arte na sua vida é de longa data. "Me interessei por artesanato ainda quando criança. Eu era responsável por confeccionar os enfeites de Natal da minha casa", contou.

"Quando encarei a prática como profissão, comecei com o biscuit; e, depois de alguns anos, passei a me dedicar ao patchwork. Hoje produzo bonecas em malha", disse.

São aguardadas 50 mil pessoas nos seis dias de evento.

Confeitaria.

Dentro da Mega, ocorre ainda a Artesanal Confeitaria & Festa, que este ano ganhou um espaço maior também com cursos, profissionais e fornecedores. Entre os cursos, bolos de EVA, isopor e papel.

"Devido ao grande interesse registrado no ano passado por essa área, resolvemos ampliá-la nesta edição", disse Rita.

Serviço.

A Mega Artesanal ocorre entre os dias 4 e 8 aberto ao público (dia 3 é voltado para lojistas), das 10h às 18h. A São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. Ingresso: R$ 20 (inteira). É proibida a entrada de menores de 12 anos de idade..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO