São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Agosto 09, 2018 - 23:56

Soliva quer apoio do Detecta nas novas câmeras do COI em Guará

 Instalação. As 40 novas câmeras devem operar em três meses

 Instalação. As 40 novas câmeras devem operar em três meses

Foto: Rogério Marques/OVALE

Em visita ao secretário de Segurança Pública, prefeito, que é do mesmo partido do governador, pede que sistema estadual de monitoramento seja 'linkado' com as câmeras; serviço deve estrear em três meses

Caíque [email protected]

Entre as cidades líderes de violência de São Paulo, Guaratinguetá quer o apoio do governo do Estado para implantar o programa Detecta nas câmeras do COI (Centro de Operações Integradas).

A central de monitoramento, que tem previsão de ser implantada em 90 dias, terá 40 câmeras instaladas pelo município. Na quarta-feira, o prefeito Marcus Soliva (PSB) esteve na capital para se reunir com o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves.

O Detecta é um sistema que integra banco de dados das polícias paulistas com regristros de ocorrência, arquivo de fotos, cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

O programa é uma das apostas do governo do Estado para a segurança, e foi uma das bandeiras do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) enquanto esteve no Palácio dos Bandeirantes.

SEGURANÇA.

Guaratinguetá é a vice-líder do ranking do Estado de cidades com taxa de homicídios 'endêmica'. São 17,15 assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Jandira (18,49 por 100 mil).

Na lista estadual, formada por municípios com mais de 80 mil moradores, 79 cidades paulistas têm taxa de homicídio divulgada pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). Os dados mais atuais referem-se a 2017.

Segundo Soliva, o secretário se colocou 'à disposição' para atender o pedido. O prefeito de Guará e o governador, Márcio França, candidato à reeleição, pertencem ao PSB. "É de importância vital para uma segurança melhor. Vamos inaugurar em breve o nosso COI, e que vai comandar o sistema de monitoramento em conjunto com a PM.".

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO