São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Agosto 02, 2018 - 23:32

Capes diz que orçamento previsto para 2019 só paga bolsas até agosto

Rossieli Soares da Silva

Preocupação. O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, é cobrado sobre o orçamento de 2019

Foto: /Agência Brasil

Segundo a entidade, em razão da insuficiência de recursos, poderá haver suspensão das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto do próximo ano

Jonas ValenteAgência Brasil

O Capes (Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) enviou nota ao Ministério da Educação alertando que, se for mantido o orçamento previsto para o órgão em 2019, haverá a suspensão das bolsas de pós-graduação e programas de formação de professores no mês de agosto.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2019 ainda não foi divulgado oficialmente pelo governo federal. O prazo para envio ao Congresso termina em 31 de agosto. No documento, enviado quarta-feira, o conselho pede ao ministro Rossieli Soares da Silva que defenda o orçamento da pasta, que estaria ameaçado.

Em razão da insuficiência de recursos, poderá haver suspensão das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019, afetando 93 mil estudantes e pesquisadores. A interrupção dos repasses, no mesmo mês, para os programas de Bolsas de Iniciação à Docência, de Residência Pedagógica e de Formação de Professores da Educação Básica atingiria 105 mil bolsistas. Segundo o ofício, haveria consequências também para o Sistema Universidade Aberta do Brasil o programa de mestrado profissional para professores da Rede Pública de Educação Básica. Mantido o orçamento destinado à Capes, em agosto do ano que vem deixariam de receber 245 mil beneficiados, entre alunos e bolsistas.

A reportagem contatou o Ministério da Educação. A assessoria da pasta respondeu: "Não é o MEC quem define orçamento do governo federal. O Ministério do Planejamento que envia os limites para os órgãos do governo federal"..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO