São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Julho 07, 2018 - 03:28

Inverno regado a queijos, vinhos e chocolates

PETIT GATEAU DE DOCE DE LEITE COM SORVETE DE QUEIJO MASCARPONE DONNA PINHA

PETIT GATEAU DE DOCE DE LEITE COM SORVETE DE QUEIJO MASCARPONE DONNA PINHA

Foto: Divulgação

Restaurantes de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão estão no roteiro da temporada; no menu, pratos agridoces surpreendentes e muitos drinks


Queijo, chocolate e vinho. Três das minhas maiores paixões quando o assunto é gastronomia são destaques nos menus de restaurantes de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão durante a temporada de inverno.

E, para quem subir a Serra da Mantiqueira nas próximas semanas, a dica é começar o roteiro gastronômico pelo Donna Pinha, em Santo Antônio. A chef Anouk preparou para essa estação o Festival Queijos e Vinhos.

"Temos diversas receitas para aquecer o inverno. Destaque para o queijo de cabra, de produção local (Pindamonhangaba) e para os cogumelos cultivados aqui na Serra e que podem ser harmonizados com um dos rótulos da nossa extensa adega de vinhos", contou Anouk.

Uma das receitas criadas com as iguarias é o shitake recheado com queijo de cabra boursin. Tem ainda truta defumada com queijo (de cabra ou brie), carré suíno ao molho de vinho e risotos, entre eles o negro com queijo de cabra e o vegano (com vegetais da horta).

Agora, um minuto de sua atenção para a sobremesa carro-chefe do evento: Pétit Gateau de doce de leite, com sorvete de mascarpone produzido localmente.

Está bom, ou quer mais?

Agridoce.

Seguindo viagem até Campos do Jordão, a parada obrigatória é o Festival do Chocolate, que acontece nas casas do mercado São Bento (Café Sabor Chocolate, Bar Vemaguet 67, Restaurante Cantinho da Serra, Empório São Bento e loja Sabor Chocolate) e também na cervejaria artesanal Caras de Malte.

E não pense você que o ingrediente tema do festival aparece só em receitas doces. Com muita ousadia e criatividade, os chefes introduziram o chocolate em pratos com massa e carnes, além das sobremesas, claro.

O chef Oswaldo Marcelo, por exemplo, que comanda o Cantinho da Serra Grill e o Vemaguet 67, aposta no Agnolotti de chocolate com recheio de requeijão da serra, banana prata e pinhão na manteiga de ervas ou ainda no Confit de pato com molho de chocolate e Vinho do Porto e crocante de parmesão.

Já da cozinha do restaurante Caras de Malte, capitaneado pelo chef Thiago Silva, você deve provar o Filet mignon ao molho de chocolate e funghi fresco com batatas grelhadas ou o Drumet de frango com molho de chocolate com pimenta.

Passando pela cervejaria, vale ainda pedir uma das bebidas da temporada: a Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate, que recebe nibs de cacau orgânico e malte torrado na maturação. Também a Djalminha, com aromas cítricos e de frutas doces.

Vale lembrar que no mercado São Bento, no subsolo funciona o Iceland Bar, que está com várias novidades durante o Festival do Chocolate, entre elas o "welcome drink" Choco Ice que leva uísque, licor de cacau, chocolate meio-amargo, leite condensado e chantilly.

É para brindar ao inverno e suas delicias!.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO