São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Julho 20, 2018 - 23:32

Ministério projeta comissão contra o crime organizado

Exército no Rio

INTERVENÇÃO. Exército em ação no Rio de Janeiro; ministério quer comissão contra o crime organizado

Foto: /Divulgação

Para o ministro da Segurança, Raul Jungmann, as organizações criminosas precisam ser enfrentadas porque representam hoje a maior ameaça à segurança do país

Agência [email protected]

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou nesta sexta-feira' que será criada uma Comissão Nacional de Inteligência e Operações contra o crime organizado. O foco da comissão será o combate às facções criminosas que atuam no sistema penitenciário brasileiro.

Jungmann declarou que o controle dos grupos criminosos está tornando o Brasil refém do sistema prisional. Para o ministro, as organizações criminosas precisam ser enfrentadas porque representam hoje a maior ameaça à segurança do país.

"Hoje o sistema penitenciário brasileiro, que já é o terceiro maior do mundo, está sob o controle das facções e grupos criminosos, por isso eu estou criando a Comissão Nacional de Inteligência e Operações contra o crime organizado reunindo todos os órgãos do governo federal e do governo estadual para combater as facções criminosas", afirmou.

O projeto prevê ainda o fim das visitas íntimas e que as visitas familiares ou com advogados sejam monitoradas em parlatórios. "Se nós não cortarmos o fluxo de comunicação entre o grande crime que está preso e o crime que está na rua nós, na verdade, estaremos enxugando gelo", disse.

Segundo o ministro, o Brasil tem hoje, aproximadamente, 70 facções criminosas.

"O controle é deficitário, existe infelizmente corrupção, falta de pessoal, falta de controle. E nós vamos lutar contra isso", declarou.

A comissão nacional deverá ser composta pela Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal, Forças Armadas, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, órgão do Ministério da Fazenda que monitora a questão da lavagem de dinheiro, além do Banco Central e todas as polícias militares do país..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO