São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Junho 24, 2018 - 14:22

'Prelúdio' estreia nova temporada na TV Cultura

Preludio 2018

Preludio 2018

Foto: TV Cultura/Divulgação

Neste ano, 50% dos competidores são de cidades fora de São Paulo. As eliminatórias têm início no dia 1º de julho, na emissora, no YouTube e no aplicativo 'Cultura Digital'

Da Redaçã[email protected]

A competição que revela jovens talentos da música erudita no Brasil chega à sua 14ª edição em 2018. Com direção artística do maestro Júlio Medaglia, os episódios inéditos da nova temporada do Prelúdio vão ao ar a partir do dia 1º de julho, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital. A atração será exibida semanalmente aos domingos, às 12h, até o final do ano.

Para esta edição, foram selecionados 48 candidatos de um total de mais de 200 inscritos. A novidade desta temporada é o fato de 50% dos competidores serem provenientes de cidades brasileiras fora do Estado de São Paulo. A idade entre eles também varia, indo de 10 a 28 anos.

O maestro Júlio Medaglia avalia que a qualidade técnica dos candidatos aumenta a cada ano. “Quando começamos o programa, nos perguntávamos se haveria 10 músicos para compor uma grande orquestra de qualidade e, logo na primeira temporada, vimos que tem muito mais do que isso”, conta. “Esta geração nova está sendo muito bem formada e os participantes do Prelúdio são bem preparados para compor orquestras do mundo inteiro”.

Dividido em duas fases de eliminatórias com 18 programas, mais quatro semifinais e uma Grande Final, o concurso conta com 48 jovens músicos que concorrem a uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela Embaixada da Hungria. A decisão entre os quatro últimos candidatos será realizada na Sala São Paulo e vai ao ar no dia 9 de dezembro.

 O corpo de jurados é formado pelo maestro Tullio Colacioppo; o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo; o maestro Emiliano Patarra e o violonista Sidney Molina.

Extra.

Na primeira eliminatória, participam da atração:

Julia Abdalla

Paulistana de 10 anos de idade, a candidata toca flauta doce. Na eliminatória, apresenta um lindo Concerto para flauta doce em Fá maior, do compositor italiano Giuseppe Sammartini.

Luciano Guimarães

Nascido em Simões Filho, Bahia, o músico descobriu o canto quando criança – foi sopranino. Hoje, aos 24 anos, o baixo-barítono mora em São Paulo, onde continua os estudos de canto. Interpreta a ária Sempre in contrasti, da ópera italiana La Serva Padrona, de Giovanni Pergolesi.

Bruno Camargo

Saxofonista de 23 anos. Mora em Tatuí, interior de São Paulo, onde começou seus estudos musicais. Com um instrumento pouco comum em orquestras, Bruno interpreta uma peça de Heitor Villa-Lobos, segundo e terceiro movimentos da Fantasia pra saxofone soprano e pequena orquestra.

Leandro Isaac

Pianista de 21 anos, mora em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Escolheu para o programa uma composição de Beethoven - o primeiro movimento do Concerto nº 3 para piano e orquestra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO