São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Junho 12, 2018 - 11:13

Trump e Kim firmam acordo pela desnuclearização da península coreana

Encontro inédito aconteceu entre os líderes em Singapura e conversa durou cerca de 40 minutos

Encontro inédito aconteceu entre os líderes em Singapura e conversa durou cerca de 40 minutos

Foto: Divulgação

Para que a desnuclearização fosse assinada por Kim, os Estados Unidos tiveram que se comprometer a cessar os exercícios militares na península; encontro aconteceu em Singapura


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se reuniram pela primeira vez e firmaram um acordo para a desnuclearização da península coreana. O encontro aconteceu em Singapura e o acordo foi firmado por volta das 02h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (12).

Para que a desnuclearização fosse assinada por Kim, os Estados Unidos tiveram que se comprometer a cessar os exercícios militares na península. As ações eram feitas em conjunto com a Coreia do Sul.

Entre os principais tópicos do acordo assinado pelos líderes, estão a "união de esforços para construir um regime de paz duradora e estável na península coreana" entre os países, a reafirmação da Declaração de Panmujom, onde a Coreia do Norte se compromete a trabalhar para a desnuclearização completa da península coreana, entre outros.

Segundo o presidente americano, em entrevista coletiva após a reunião, a suspensão das atividades militares na península coreana representa uma "tremenda economia" para o país norte-americano.

"É algo tremendamente caro e também é uma situação muito provocadora. Sob as atuais circunstâncias, é inadequado realizar jogos de guerra", afirmou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO