São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Junho 11, 2018 - 21:58

Eleição da RMVale tem 'primeiro round' entre PSB e PSDB

Reunião do Conselho da RMVale

 Votação. Reunião do Conselho da RMVale em que houve a eleição

Foto: /Prefeitura de Paraibuna

Partido do governador Marcio França, PSB esperava eleger prefeito de Guará presidente do Conselho RMVale; cargo, no entanto, ficou de novo com PSDB após acordo para chapa única

Caíque [email protected]

A eleição para presidente do Conselho da RMVale na semana passada, que terminou com o prefeito de Paraibuna escolhido presidente por aclamação, foi o primeiro embate do confronto entre PSDB e PSB na região.

Prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda, o Vitão (PSDB), foi escolhido como mandatário tendo ao seu lado como vice o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB).

A eleição se deu por aclamação, com esta sendo a única chapa na disputa. Mas, na prática, a intenção era outra.

O PSB imaginava sair da reunião na última quarta-feira com a presidência do Conselho. Horas antes, divulgou comunicados a apoiadores em redes sociais afirmando que estava 'tudo caminhando' para que Soliva fosse eleito o mandatário.

Na eleição, no entanto, o PSDB fez suas imposições. O cargou ficou com Vitão, que na última gestão era vice de Fred Guidoni (PSBD), prefeito de Campos do Jordão.

Nos bastidores, pessoas ligadas aos principais nomes do PSB reclamaram da maneira como o PSDB conduziu a eleição e disseram que foram pegos de surpresa. O partido tucano tem 12 prefeitos na região.

"Como eu fui vice do Fred, fizemos essa composição. Isso mostra que não temos disputa, nosso propósito é a região metropolitana. O Soliva na chapa comigo é estratégico, vejo de forma positiva. Estamos unindo forças, foi consenso", disse Vitão, eleito presidente.

Marcus Soliva não foi encontrado pela reportagem nesta segunda-feira.

EMBATE.

O duelo entre os dois partidos deve ser repetir nas urnas em outubro. Dois dos principais nomes para a eleição ao Palácio dos Bandeirantes, João Dória (PSDB) e o atual governador, Márcio França (PSB), fizeram visitas recentes ao Vale e destacaram a importância da região para o Estado.

França, inclusive, apoiava o nome de Soliva para comandar a RMVale, e declarou em entrevista ao OVALE que uma de suas propostas é dar mais autonomia para as regiões metropolitanas de São Paulo..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO