Ação é voltada à crianças, com o intuito de reduzir os trotes realizados ao serviço.
Foto: Divulgação/PMSS
Cerca de 20% das ligações recebidas diariamente pelo serviço são trotes, e, a maioria, feitos por crianças
A Prefeitura de São Sebastião implantou, nesta semana, uma ação educativa nas escolas de ensino fundamental do município, com o intuito de reduzir o número de trotes recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O "SAMU nas Escolas", deve apresentar a importância e as finalidades do serviço, que é, muitas vezes, prejudicado com as ligações de pessoas que não estão passando por uma emergência.
De acordo com os responsáveis pelo serviço, cerca de 20% de todas as ligações diárias recebidas pelo SAMU são trotes e, a maioria, realizados por crianças. As ligações costumam ocorrer nos horários de maior demanda do dia, o que congestiona o sistema 192, tendo como prejuízo o atraso para o acesso de pacientes que realmente precisam do auxílio médico.
O projeto educativo conta com instrutores e funcionários do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), que devem explicar às crianças como funciona o serviço e os riscos causados por um trote. A ação também conta com uma viatura equipada e montada como uma ambulância de atendimento normal.