São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Junho 13, 2018 - 03:24

São José elabora estudo sobre emissão de gases

Raios

Tempestade. Chuvas de verão são um sinal de mudança climática.

Foto: /Claudio Vieira/OVALE

Prefeitura prepara 'raio-x' para identificar como a ação deles causa mudanças climáticas; relatório vai ajudar o poder público a criar políticas de redução de impactos

Thais [email protected]_thaisperez

A prefeitura de São José dos Campos vai elaborar pela primeira vez um estudo sobre a emissão de gases que causam mudanças climáticas na cidade. O relatório vai criar um inventário, que terá informações sobre os principais gases causadores dessas mudanças, como o CO², que é produzido durante a queima de combustíveis. A partir desse estudo, serão identificados os impactos do 'Efeito Estufa' na cidade.

"São José que era uma estação climática, com um clima mais frio. Hoje é uma cidade completamente fora desse padrão. As chuvas de verão e momentos de frio extremo denotam essa mudança climática", afirmou o meteorologista Marcos Sanches, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ele é um dos palestrantes que participará de oficinas de capacitação ministradas para aos participantes do projeto.

De acordo com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, as metas estabelecidas pelo estudo poderão compor um projeto de lei que será encaminhado à câmara municipal. "Como as mudanças climáticas afetam a cidade? Ainda não temos uma resposta clara para isso. Esse estudo vai ajudar a pensar políticas públicas que já existem e que ainda podem ser criadas dentro da ótica climática", disse Lívia Corrêa da Silva, analista técnica da secretaria. Segundo ela, os relatórios vão identificar as vulnerabilidades da cidade de maneira técnica. "Queremos saber o quanto o município está exposto". Uma das principais problemáticas da mudança de clima é a incidência de deslizamentos de terra e alagamentos em bairros como o Buquirinha durante as chuvas fortes. "O Efeito Estufa, comprovadamente, não pode ser resolvido. Ele está em escalada e cada vez veremos mais impactos", disse o meteorologista. O projeto está sendo desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Consultoria Key Associados. O contrato vai durar 18 meses..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO