São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Junho 13, 2018 - 03:40

RMVale tem 25 empresas entre as mil que mais exportam no Brasil

Embraer

Exportações. Embraer, de São José, é hoje a sétima maior exportadora de todo o Brasil

Foto: Divulgação

Nove dessas companhias figuram entre as 100 maiores exportadoras brasileiras, de acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e todas elas venderam acima de US$ 100 milhões

Xandu [email protected]

Vinte e cinco empresas instaladas no Vale do Paraíba estão entre as 1.000 que mais exportam no país, segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Nove dessas 25 da RMVale companhias figuram entre as 100 maiores exportadoras brasileiras. Todas elas vendem ao exterior acima de US$ 100 milhões por ano.

A lista conta com a Embraer (7º lugar no ranking nacional) de São José dos Campos, a Repsol Sinopec Brasil (19º), a Shell Brasil Petróleo (34º) e outra Repsol (38º), todas de Ilhabela, a Volkswagen (51º) de Taubaté, a Shell (53º) de Ilhabela, a General Motors (82º) de São José, a Fibria Celulose (94º) de Jacareí e a Confab Industrial (100º) de Pindamonhangaba.

Os dados levam em conta as exportações entre janeiro e maio de 2018.

Na comparação com a lista de 2017, a Petrobras de São Sebastião ficou fora do 'top 100', caindo para o 139º lugar nos cinco primeiros meses deste ano. No ano passado, a companhia foi a 12ª maior exportadora do país.

NÚMEROS.

O ranking nacional traz 18.832 empresas exportadoras entre janeiro e maio deste ano, sendo 7.904 delas instaladas no Estado de São Paulo, com 313 na RMVale. O número de exportadoras na região representa 0,13% do total de empresas ativas no Vale, que somam 246,8 mil.

"Fornecer para o mercado internacional, muitas vezes, há exigências de certificações e qualificações que exigem preparo. As empresas têm que investir nessa preparação para exportar", disse Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aeroespacial e de Defesa, cuja sede fica no Parque Tecnológico de São José.

São José, Taubaté e Jacareí abrigam 60% das empresas mais exportadoras

São José dos Campos tem 104 empresas no ranking das maiores exportadoras do país, seis delas entre as 1.000 que mais vendem ao exterior e duas (Embraer e General Motors), entre as 100.

Jacareí vem em seguida, com 48 empresas no ranking nacional de exportação, sendo duas delas (Fibria e Avibras Aeroespacial) entre as 1.000 que mais vendem ao estrangeiro.

Taubaté é a terceira cidade da região com mais companhias exportadoras (36), sendo que quatro (Volks, Embraer, GE Energias Renováveis e Onesubsea do Brasil) no grupo das 1.000 exportadoras.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO