São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Junho 06, 2018 - 01:20

Taubaté retoma debate sobre troca de feriado de aniversário

Relógio da CTI

Relógio da CTI

Foto: Murilo Cunha / @taubateporcima

Prefeito quer transferir feriado de 5 de dezembro (elevação à vila, em 1645) para 5 de fevereiro (elevação à cidade, em 1842)

Da redaçã[email protected]

O prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), decidiu ressuscitar o debate sobre a mudança de data do feriado de aniversário de Taubaté.

Em projeto enviado à Câmara, o tucano prevê que o dia 5 de dezembro (data de elevação à vila, em 1645) deixe de ser feriado municipal.

Pelo texto, o feriado seria transferido para o dia 5 de fevereiro (data de elevação à cidade, em 1842).

Na proposta, Ortiz justifica que a mudança é uma reivindicação da Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté). Segundo o tucano, o feriado de dezembro atrapalha as vendas de Natal.

"No dia 5 [de dezembro], quando muitas empresas pagam o décimo terceiro [salário], o comércio de Taubaté está fechado", disse o presidente da Acit, José Saud.

O dia de 5 de fevereiro só é feriado municipal desde 2011.

Esse feriado se juntou a quatro outras datas: Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, Dia de São Benedito e Dia de São Francisco das Chagas, padroeiro de Taubaté.

Em 2013, também a pedido de comerciantes, o vereador João Vidal (PSB) propôs transferir o feriado de 5 de dezembro para 5 de fevereiro. O projeto gerou polêmica e acabou arquivado em 2017, a pedido do autor, que apresentou outro texto - esse segundo, extinguiria o feriado de dezembro, sem criar outro em fevereiro. Por vício de iniciativa, a proposta recebeu parecer jurídico contrário e acabou arquivada..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO