Cúpula. O presidente Trump, dos EUA e Kim Jong-un, da Coreia
Foto: /White House
Declarações de Pompeo contrastam com os comentários de alto oficial do Departamento de Defesa, que afirmou que Washington em breve apresentaria plano com "pedidos específicos
Das agê[email protected]
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, garantiu que não se definirá uma data limite para as negociações sobre a desnuclearização da Coreia do Norte, o que contradiz declarações prévias do governo americano, segundo informou a emissora CNN. Por telefone, Pompeo disse que quer continuar com as conversas com Pyongyang para conseguir a desnuclearização.
"Não vou pôr um limite nisso, sejam dois meses, seis meses, estamos comprometidos em avançar de maneira expedita para ver se podemos conseguir o que estabeleceram os dois líderes", disse Pompeo, em referência à reunião de 12 de junho em Singapura, entre Donald Trump e Kim Jong-un.
As declarações de Pompeo contrastam com os comentários de um alto oficial do Departamento de Defesa americano, que recentemente afirmou à imprensa que Washington em breve apresentaria um plano com "pedidos específicos" e datas limites para o processo de desnuclearização.
O próprio Pompeo destacou, após a cúpula, que Washington espera que o processo de desnuclearização se prolongue durante os próximos dois anos e meio. Após a histórica cúpula, Kim e Trump assinaram um acordo no qual os dois países se comprometem a cooperar para desenvolver novas relações..