São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Junho 20, 2018 - 23:44

'Fake news' é risco à eleição, alerta Fux

Fux e Temer

Encontro. Temer e Fux durante seminário sobra notícias falsas

Foto: / Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Para evitar esse tipo de situação, o TSE vai atuar 'mais preventivamente do que punitivamente', segundo o presidente

Pedro Peduzzi e Yara AquinoAgência Brasil

A produção e a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news, podem colocar em risco o processo democrático, a ponto de resultarem na anulação de algum pleito, caso tenham influenciado significativamente o resultado final. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, em Brasília, pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luiz Fux, durante a abertura do seminário Impactos Sociais, Políticos e Econômicos das Fake News.

O seminário é organizado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) com o objetivo de discutir o papel do jornalismo no combate à veiculação de informações falsas em ambientes como o das redes sociais, por exemplo. "Estamos chegando às eleições, com voto livre, inclusive da desinformação. As fake news poluem o ambiente democrático, com o candidato revelando sua ira contra o outro, em vez de suas próprias qualidades", disse Fux. Segundo ele, há inclusive a "possibilidade de anulação do pleito, se o resultado das eleições forem fruto dessas notícias falsas".

Para evitar esse tipo de situação, o TSE vai atuar "mais preventivamente do que punitivamente", disse..

Ao discursar neste seminário, o presidente da República, Michel Temer, também alertou que no período eleitoral algumas pessoas podem apostar na desinformação em busca de se beneficiar. "Muitas vezes, haverá aqueles que apostam na desinformação de olho nos próprios interesses"..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO