São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Junho 12, 2018 - 21:29

Trump suspende as manobras militares com a Coreia do Sul

O Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un em encontro histórico em Singapura

Histórico. O presidente Trump, dos EUA e Kim Jong-un, da Coreia do Norte, no encontro em Singapura

Foto: /White House

Anúncio foi feito após o acordo com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que prometer acabar com ar armas nucleares

Das agê[email protected]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira a suspensão dos "jogos de guerra" na Península Coreana. Ele afirmou, no entanto, que pelo menos por enquanto não deverá reduzir o amplo contingente militar no território sul-coreano.

A suspensão das manobras militares na Península significará "tremenda economia" para os EUA, segundo Trump, que também classificou os exercícios como "provocativos", durante entrevista coletiva após o fim da histórica cúpula Cingapura com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"Fizemos estes exercícios durante muito tempo ao lado da Coreia do Sul" e eles são "extremamente caros", disse o presidente, acrescentando que Seul contribui economicamente com eles, "embora não 100%".

Ele informou que a capacidade militar dos EUA "não será reduzida" na Coreia do Sul, onde Washington tem cerca de 28,5 mil soldados. "Quero poder devolvê-los em algum momento, mas isso não faz parte do que estamos discutindo", disse, ao responder pergunta da imprensa sobre a possível retirada das tropas.

O anúncio sobre as manobras conjuntas foi feito por Trump depois que Pyongyang voltou a condenar os exercícios no início do mês, que considera uma simulação de invasão de seu território. A Coreia do Norte alega que as manobras são contrárias ao estipulado pelas duas Coreias na histórica cúpula de abril.

SANÇÕES.

Trump disse ainda que as sanções econômicas impostas à Coreia do Norte continuarão até que o regime acabe com o seu arsenal nuclear de maneira efetiva..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO