São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Maio 31, 2018 - 20:37

Sem reajuste aos servidores, sindicato estuda ação na Justiça em Taubaté

Palácio do Bom Conselho, sede da Prefeitura de Taubaté

Reajuste. Palácio do Bom Conselho, sede da prefeitura de Taubaté

Foto: /Divulgação/PMT

Embora data-base da categoria seja maio, Ortiz encerrou o mês sem resolver impasse sobre o reajuste da categoria; sindicato pede 5% de aumento real e 1,29% de reposição

Da redaçã[email protected]

O Sindicato dos Servidores Municipais de Taubaté deve entrar na Justiça para cobrar a revisão anual dos salários da categoria.

A medida, que deve ser definida em reunião na próxima segunda-feira, será motivada pelo esgotamento do prazo estimado pela entidade.

Como a data-base da categoria é maio e a prefeitura não enviou à Câmara projeto de reajuste salarial durante o mês, o sindicato decidiu adotar nova estratégia.

"Esperamos um aceno, que não teve. Agora, o mais provável é entramos com uma ação, e daí a Justiça decide", disse Bruno Bohler, advogado da entidade.

Durante toda a semana, a reportagem cobrou uma posição definitiva do governo Ortiz Junior (PSDB) sobre a revisão salarial, mas não houve resposta.

IMPASSE.

O Sindicato dos Servidores pede aplicação de índice de 6,29%, sendo 1,29% de inflação entre maio de 2017 e abril de 2018 e 5% de aumento real, para repor perdas inflacionárias do último ano.

Já Ortiz tem alegado que a legislação eleitoral só permite a reposição inflacionária do ano corrente. Assim, não haveria reajuste esse ano - a inflação de 1,29% foi registrada entre maio e dezembro de 2017, enquanto de janeiro a abril de 2018 ficou em 0%.

O tucano diz ter recebido um parecer da Conam, empresa que presta consultoria à prefeitura, nesse sentido.

Com essa mesma alegação, Ortiz deixou de aplicar o reajuste esperado em 2016. O tucano chegou a firmar acordo em que se comprometia a compensar a perda em 2017, mas não cumpriu.

O sindicato alega que a situação é diferente: enquanto a eleição de 2016 era em âmbito municipal, a de 2018 é estadual e federal..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO