São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Esporte
Maio 15, 2018 - 23:31

A VEZ DE COUTINHO Responsabilidade grande

Coutinho disputando lance

Chance. Philippe Coutinho disputando lance pelo Barcelona

Foto: Divulgação

COPA 2018. Atleta do BARCELONA deve ficar encarregado por armar as jogadas da equipe

Gazetapress @jornalovale
Rio de Janeiro

Philippe Coutinho era visto como um ponta esquerda, assim como Neymar, no início da sua trajetória na Seleção Brasileira de Tite. Como era difícil barrar o astro do Paris Saint-Germain, adaptou-se ao lado direito, onde tinha Willian como concorrente. Agora, na Copa do Mundo da Rússia, o meia do Barcelona poderá atuar centralizado, como Renato Augusto estava acostumado a fazer.

Na entrevista coletiva que concedeu após anunciar os seus 23 convocados para o Mundial, Tite deu diversas mostras de que considera Coutinho capaz de ser o encarregado da armação central das jogadas ofensivas do Brasil. "Ele já jogou assim no Liverpool. Não sei como será no Barcelona agora, que o Iniesta saiu. Mas tem essa capacidade", avisou.

Com Renato Augusto sem tanto brilho nas últimas partidas das Eliminatórias, Coutinho já foi testado na posição na vitória por 3 a 0 sobre a Rússia, em 23 de março. No amistoso seguinte, no dia 27, Tite optou por uma alternativa mais cautelosa para enfrentar a Alemanha, com o volante Fernandinho no setor, e comemorou um triunfo por 1 a 0.

Atuar com Coutinho permitiria que Tite não precisasse sacrificar nenhum dos seus tão elogiados homens de frente do time titular. Willian seguiria na equipe. Embora não descarte, o treinador só não quer escolher entre o atleta do Barcelona e Fernandinho de acordo com cada oponente do Mundial. "Não gosto dessa história de ficar mudando toda hora a escalação em função do adversário", disse.

Com só três meias de origem na sua delegação, Tite cogitava convocar mais um atleta para concorrer com Renato Augusto - Rodriguinho, do Corinthians, Diego, do Flamengo, e Lucas Lima, do Palmeiras, estiveram entre os cotados. Agora, ele conta com a versatilidade dos seus atletas para resolver eventuais problemas. O volante Fred, por exemplo, é mais um candidato a armar o ataque brasileiro.

FAVORITO.

Um modelo matemático desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) apontou o Brasil como favorito para ganhar a Copa do Mundo de 2018. Para tanto, foram observados os gols marcados e sofridos em cada partida das 207 seleções filiadas à Fifa nos últimos quatro anos em mais de 1 milhão de simulações.

"Neste ano, a Seleção Brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo. Logo em seguida, vêm a Espanha, com 13%, e a atual campeã Alemanha, com 11%. Os números mostram que será um torneio muito equilibrado", explicou o professor da FGV EMAp Moacyr Alvim, que coordenou o estudo juntamente com o professor Paulo Cezar Carvalho.

Tite assumiu a Seleção Brasileira em 2016.

EMBARQUE.

No dia 27 de maio, a Seleção Brasileira embarca no RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim para Londres, onde realizará sua penúltima etapa de preparação para a Copa do Mundo Rússia 2018. A imprensa está convidada para a cobertura da ocasião..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO