São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
bomApetite
Abril 14, 2018 - 03:57

Temporada do pinhão movimenta a Mantiqueira

TRUTA E PINHAO SAO ESLTRELAS DE FESTIVAL EM SANTO ANTONIO

TRUTA E PINHAO SAO ESLTRELAS DE FESTIVAL EM SANTO ANTONIO

Foto: Divulgação

Semente é estrela de pratos preparados em festivais de Santo Antonio e Campos do Jordão; Panceta pururuca com molho ao vinho e pinhão estão entre os destaques dos menus, e harmonizar os pratos com as cervejas artesanais locais é uma boa opção


"... há muito pinheiros, as pinhas são maiores, nem tão bicudas como as de Portugal: e os pinhões também são maiores, mas muito mais leves e sadios, sem nenhum extremo de quentura ou frialdade, e é tanta a abundância que grande parte dos índios do sertão se sustenta com pinhões..."

Foi assim que o padre Cristovão de Gouvêa relatou em carta escrita no final do século 16 - uma espécie de inventário da alimentação indígena - a descoberta do pinhão brasileiro, durante expedição que fez do sul da Bahia, passando pelo Espírito Santo, Rio de Janeiro, até chegar a São Paulo. O trecho está registrado no livro "História da Alimentação no Brasil", de Luís Câmara Cascudo.

A semente que tinha papel importante no sustento dos índios paulistas, hoje é estrela reconhecida - e merecida - da temporada gastronômica aberta na Serra da Mantiqueira com a chegada do outono.

Festival.

Santo Antonio do Pinhal, por exemplo, abre neste final de semana a segunda edição do "Festival de Truta e Pinhão" que segue até 1º de maio na Praça do Artesão. O evento da Associação Comercial da cidade apresenta pratos típicos em barracas de porções, lanches e quitutes doces e salgados.

Além disso, cinco restaurantes servem pratos preparados exclusivamente para o festival. No Vôo Livre, por exemplo, o cliente pode saborear a truta grelhada com chutney de pinhão e manga. Além deste, também fazem parte do festival os restaurantes Santo Deck, Le Rotisseria, Arco Íris e Fazenda Água da Capoeira.

A dica é harmonizar os pratos do festival com as cervejas artesanais produzidas na cidade: Krios, Carijó, Villa Puri, Pinhalense, Ikaros, Araukarien e Antoniusbier.

Donna Pinha.

Ainda em Santo Antonio do Pinhal, outro festival, esse já tradicional, é promovido pela chef Anouk, no Donna Pinha. Até 31 de maio, o cliente encontra diversas receitas feitas com o pinhão no menu do restaurante.

Entre os destaques estão a panceta de suíno pururuca com molho ao vinho e pinhão; e a torta de amêndoas, com frutas secas e pinhão, e calda de caramelo com uísque. Tem ainda o carré de cordeiro com abóbora e pinhão ao vinho. Para os veganos, a sugestão é o risoto com pinhão e tomate de árvore.

Campos do Jordão.

Na vizinha Campos do Jordão acontece até 1º de maio a 57ª Festa do Pinhão realizada pela Associação Comercial e Empresarial na Praça do Capivari. São 15 barracas, de restaurantes e entidades da cidade, servindo receitas preparadas com a semente.

Entre os participantes estão: A Muralha, Safari, Vila Chã, Alameda, Mônaco, Dom João, Maria Bonita, Nonna Mimi, Lugui Empório, Hamburgueria Black and White, Escoteiros, APAE, AJAPI, Associação dos Catadores de Pinhão e SEA com a Associação de Basquete..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO