São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Abril 16, 2018 - 22:51

Devoção e fé a São Benedito em exposição

Congada 1

Congada 1

Foto: Marcio RM/Divulgação

Paula Maria [email protected]

São tantos os personagens e tantas as cenas, que manter os olhos atentos e o dedo ágil no obturador é crucial para garantir registros significativos. Esse é o desafio de Márcio RM, fotógrafo do Rio de Janeiro apaixonado por festas populares.

Entre os seus ensaios duas celebrações regionais: as festas de São Benedito em Aparecida, disponível para apreciação na web; e em Guaratinguetá, em cartaz numa exposição no shopping Buriti, na cidade.

"Sempre gostei de imagens, trabalhei durante anos com fotojornalismo. O primeiro evento tradicional que fiz foi a Banda de Ipanema, um dos mais conhecidos blocos de Carnaval do Rio de Janeiro. Gostei tanto que até hoje faço a sua saída", contou.

O evento de Aparecida, Márcio fotografou pela primeira vez em 1988. A festa - tradicional no Estado de São Paulo - reserva o maior encontro de congadas do país, com cerca de 100 grupos vinculados de diferentes Estados do país.

Os cliques resultaram no ensaio "Abalou Seu Povo", referência ao primeiro verso de uma cantiga de congo, habitualmente usada pelos devotos de São Benedito para reverenciar Jesus Cristo.

"É bacana a festa. A cidade toda participa da programação. Ocorre uma procissão, cavalaria e missa junto com a distribuição de doces", contou o fotógrafo, que voltou a cidade em 2000 para novos registros.

"Lembro que os doces eram antes feitos em latões e distribuídos em pratinhos. Hoje, ele já vem em embalagens individuais, até para facilitar a logística da distribuição. Então, meu trabalho é uma forma de preservar a memória dessa cultura imaterial", ressaltou.

Para visualizar as fotos de Márcio RM, acesse: www.marciorm.com.br.

passeio.

Já em Guaratinguetá, "Viva Benedito!" traz 24 imagens coloridas realizadas em 2013 e 2017. O nome do ensaio tem como referência o começo da música "Congada", cantada por Clara Nunes.

A mostra revela a fé e a devoção popular àquele que é visto como protetor dos aflitos e companheiro dos

humildes.

"Minha paixão é montar belas cenas. Trabalho com composições, me posiciono e fico aguardando o momento certo do clique. Minha experiência com fotojornalismo me ajuda muito", afirmou. "Penso não só na beleza da imagem, mas o quanto ela pode se tornar um documento futuro, mostrando como eram os festejos".

A festa de Guaratinguetá completou 260 anos em 2017. E a exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura. O shopping fica na av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 351, Campo do Galvão. A entrada é gratuita..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO