São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Abril 09, 2018 - 23:36

Peu Junior apresenta 'Monteiro Lobato Cantado', novo tributo ao escritor

Peu junior

Peu junior

Foto: Arquivo pessoal

Paula Maria [email protected]

Um cara de berço, como costumava dizer. Sabia muito bem de onde veio, onde estava e o que ele era. Esse papo dele não gostar de suas origens é balela. Monteiro Lobato (1882 -1948) era, na verdade, um visionário.

Essa é a conclusão do cantor e compositor Peu Junior, de Taubaté, que, após oito anos de pesquisa sobre a história de seu conterrâneo, encantado com o seu legado, criou o projeto "Monteiro Lobato Cantado", que será lançado oficialmente no próximo dia 21 de abril, às 15h, em Taubaté, no Sítio do Pica-pau Amarelo, durante a 66ª Semana Monteiro Lobato, promovida pela prefeitura.

"Em 2006, fui convidado pelo departamento de cultura de Taubaté a fazer uma contação de história e não queria falar dos personagens do Sítio. Então fui pesquisar a vida de Lobato buscando ideias de o que eu poderia levar ao público e tive a ideia de fazer um tributo ao escritor", contou Peu Junior.

"Foram anos de pesquisa até que, em 2014, comecei a escrever e em 2016 já tinha as canções prontas", continuou.

Produção.

São, ao todo 14 músicas que contam a vida de Lobato. "É um álbum conceitual em que uma música 'puxa' a outra e o tema é um só", explicou o artista, que teve a preocupação de adequar a melodia de cada canção à fase retratada do escritor.

"Assim, as músicas iniciais, onde eu falo da infância dele, traz uma sonoridade mais infantil. Já para a adolescência, apostei num rock...", contou Peu, que não se absteve das polêmicas. "Falei da criação dos personagens do Sítio, de política, do petróleo, da prisão... A dificuldade foi encontrar uma canção que fechasse o projeto. Esta teria de ser relacionada à sua morte".

A solução apareceu quando um conhecido lhe deu uma biografia e o cantor descobriu que, após uma vida se autodeclarando ateu, Lobato, nos seus últimos anos de vida, se converteu ao espiritismo.

"Era a chave que eu precisava. Assim, a canção 13 fala sobre espiritualidade humana", disse Peu. Na 14, há uma releitura da música "O Sítio de seu Lobato", que virou "Seu Lobato tinha um sítio".

"A ideia agora é sair em turnê, apresentando Monteiro Lobato a quem ainda não o conhece,mostrando sua importância cultural.

Para conhecer mais do projeto "Monteiro Lobato cantado" acesse a fanpage no Facebook:www.facebook.com/monteirolobato.cantado.7..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO