São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Abril 03, 2018 - 22:35

Primeira etapa do Circuito Sesc de Artes começa na região

R12 - Kinematos - Nicole Oestreich

Circo. 'Kinematos', espetáculo exibido por meio do Sesc Taubaté, em que Um rapaz entediado e uma moça excêntrica desenvolvem um jogo de cena que parte de técnicas circenses aparentemente simples e vai até números muito exigentes, sempre com muita interação com o público

Foto: Nicole Oestreich /Divulgação

Da Redaçã[email protected]ovale

 Entre os dias 6 e 8 de abril, ocorre na região o Circuito Sesc de Artes, evento que conta com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e artes oferecidas em municípios que não contam com unidades da instituição.

Trata-se da 10º edição do evento. As apresentações - gratuitas - ocorrem em praças e ruas, de sexta à domingo, das 16h às 21h30.

Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, a instituição - que é voltada para atividades culturais em seu aspecto mais amplo - "realiza uma programação que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da cultura", disse em nota.

Ainda segundo ele, "realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos".

AGENDA.

São em todo o Estado, 21 unidades do Sesc envolvidas na realização do evento, incluindo a de São José dos Campos e de Taubaté.

Via São José, o Circuito passa nesse primeiro final de semana por Jacareí (sexta, no pátio dos Trilhos, no Centro), Paraibuna (sábado, no Largo do Mercado) e Monteiro Lobato (praça Comendador Freire, no Centro).

No segundo final de semana, as cidades atendidas serão Santa Branca (sexta, 13, na praça Ajudante Braga - Centro); Guararema (sábado, 14, no parque de lazer - praça do Centro Artesanal, no Centro); e Santa Isabel (domingo, 15, no pátio do Cras, na rua Dirce de Souza Machado, 400, Jardim Eldorado).

Via Taubaté, neste final de semana, recebem o evento Lorena (sexta, na praça Arnolfo de Azevedo, no Centro); São José do Barreiro (sábado, na praça Coronel Cunha Lara, no Centro) e Cruzeiro (domingo, na praça 9 de julho, no Centro).

E, no segundo final de semana, Guaratinguetá (sexta, 13, na av. Presidente Vargas, Vila Paraíba); Tremembé (sábado, 14, na praça Geraldo Costa, Estação Ferroviária, Centro) e Pindamonhangaba (domingo, 15, na praça Padre João Faria de Fialho, Praça do Quartel, r. Dr. Mateus Romeiro, Centro).

Destaques

Nesse primeiro final de semana, para Jacareí, Paraibuna e Monteiro Lobato, vale a pena conferir o espetáculo "Quizumba!", do coletivo homônimo, de São Paulo, e que traz uma apresentação que promete provocar reflexão ao abordar novas versões para uma história conhecida: a do Quilombo dos Palmares.

Na parte de artes visuais, o trabalho de duas artistas: Letícia Matos e Bruna Bortolleto, que ensinarão técnicas de tecimento livre - em que não é preciso usar ferramentas para entrelaçar os fios. Os tecidos são confeccionados com as mãos e dedos e diversos tipos de nós.

Para Lorena, São José do Barreiro e Cruzeiro, destaque para a atividade "Cinema de Imersão - Realidade Virtual", realizada em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Serão cinco filmes em que o público será convidado a experimentar uma tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias.

E o som do trio Trio Sinhá Flor, de São Paulo, que, comemora dez anos de forró com repertório que vai de Luiz Gonzaga a releituras de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Serviço.

A programação completa pode ser vista na internet no site: sescsp.org.br/circuitosescdeartes..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO