Tecnologia. A SAP vai começar a utilizar drones contra o crime
Foto: Arquivo OVALE
Criminosos usam drones para transporte de armas, mini celulares e drogas; Estado reforça fiscalização com mesma tecnologia
Danilo [email protected]_
Grande aliado no combate ao crime organizado, o uso de drones, que já vinha sendo feito para monitorar a segurança dos presídios do Estado de São Paulo, também passou a ser direcionado para combater os mesmos equipamentos que as organizações criminosas usam para transportar drogas, armamentos e celulares para detentos. Em 2017, o Estado investiu R$ 157,5 mil na aquisição de dez veículos aéreos não tripulados para ações de varreduras nos presídios paulistas. O valor, segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), também incluiu treinamento na operação dos sistemas.
OVALE apurou que as unidades penitenciárias do Vale do Paraíba contam com pelo menos um dos equipamentos adquiridos pelo Estado. Das 38 ocorrências de drones utilizados para transportar drogas, armamentos e celulares nos presídios brasileiros em 2017, cinco foram feitas no Estado de São Paulo. No Vale do Paraíba, segundo a SAP, foram registradas duas apreensões desde 2014 na Penitenciária 1 AEVP Jair Guimarães de Lima e na Penitenciária 2, ambas em Potim.
Os 'dez veículos aéreos não tripulados estão equipados com câmera, controle remoto, baterias, carregador de baterias e jogo de hélices. A aquisição dos drones foi feita através de pregão eletrônico. Os equipamentos são utilizados em situações de monitoramento e controle, revistas e outras ações de segurança, de acordo com as necessidades..