São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Abril 12, 2018 - 23:41

Respostas do BRT devem ser dadas em 10 dias, diz governo federal

BRT. Projeto estabelece sistema de 62 quilômetros e oito corredores viários

BRT. Projeto estabelece sistema de 62km e ligação do centro com as regiões sul, leste, norte e sudeste

Foto: /Claudio Capucho/PMSJC

Pedido de mudanças no projeto foi feito por Felicio Ramuth (PSDB) em setembro do ano passado; as respostas deverão ser encaminhadas à Caixa Econômica Federal, que dará o parecer favorável ou não às solicitações

Lucas [email protected]

As solicitações feitas por Felicio Ramuth (PSDB) ao Ministério das Cidades sobre as alterações na utilização dos recursos para o BRT (serviço de transporte rápido de ônibus) deverão ser respondidas na próxima semana.

De acordo com o Ministério, a estimativa é que as respostas devam ser dadas nos próximos dez dias.

"A expectativa é de que nos próximos 10 dias o Ministério emita seu posicionamento, que será encaminhado para a Caixa Econômica Federal, Agente Operador do FGTS e Agente Financeiro da operação de crédito assinada com a Prefeitura, que comunicará a Prefeitura do posicionamento para que as medidas cabíveis sejam adotadas", afirmou em resposta a OVALE.

Felicio aguarda as respostas do governo federal para saber se utilizará ou não os recursos que já foram autorizados: R$ 800 milhões. Caso as solicitações do prefeito não sejam atendidas, corre o risco do governo municipal não utilizar os recursos.

"Se todas as respostas forem negativas, o risco da gente deixar esse recurso de lado é grande. A expectativa é que pelo menos, parcialmente, a gente tenha resposta positiva", disse Felicio.

O pedido para as mudanças foi protocolado em setembro do ano passado. Na ocasião, a gestão do prefeito Felicio Ramuth fez quatro questionamentos ao governo federal.

SOLICITAÇÕES.

De acordo com o tucano, as solicitações foram feitas para que todo o recurso seja destinado ao BRT, mas que ele possa ser utilizado em melhorias e ampliação das vias.

Nos questionamentos enviados ao Ministério das Cidades, Felicio pede que o viaduto para a passagem do BRT abranja também carros e bicicletas. Além disso, a prefeitura quer aproveitar o embalo das obras que farão a faixa do BRT para recapear as vias da cidade. Além do recapeamento das vias, Felicio quer a ampliação e alargamento das vias próximas onde serão feitas as faixas do BRT.

Por fim, o último pedido foi a possibilidade de utilizar os recursos para abrir novas vias. Um dos exemplos utilizados por Felicio na solicitação encaminhada para Brasília é a criação da Via Banhado que, segundo ele, seria criada com o objetivo de uma melhor interligação através do BRT, na área central da cidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO